Conteúdo editorial apoiado por

Receita abre consulta ao sétimo lote de restituição do IRPF de 2017

A partir das 9 horas de sexta-feira, dia 8/12, estará disponível para consulta o sétimo lote da restituição

Paula Zogbi

Publicidade

SÃO PAULO – A Receita abre nesta sexta-feira (8) a consulta ao sétimo lote de restituição do Imposto de Renda (IRPF) 2017, que contempla 1.897.961 contribuintes, totalizando mais de R$ 2,8 bilhões. Também são abrangidas restituições residuais dos exercícios de 2008 a 2016.

Para os contribuintes contemplados, o crédito bancário será efetuado no dia 15 de dezembro, totalizando o valor de R$ 3.108.036.433,66.

Para saber se teve a declaração liberada, o contribuinte deverá acessar a página da Receita na Internet, ou ligar para o “Receitafone” 146. Na consulta pelo serviço e-CAC, é possível acessar o extrato da declaração e ver se há inconsistências de dados identificadas pelo processamento. Nessa hipótese, o contribuinte pode avaliar as inconsistências e fazer a autorregularização, mediante entrega de declaração retificadora.

Continua depois da publicidade

Malha fina

A Receita também divulgou que, terminado o processamento das Declarações do IRPF 2017, 747 mil declarações ainda estão retidas na malha, devido a inconsistências nas informações prestadas. Isso corresponde a 2,6% do total de 28.524.560 declarações DIRPF 2017 apresentadas neste ano. 

Para saber se a declaração está na malha fina, os contribuintes também podem acessar o Extrato de Processamento da DIRF no sítio da Receita Federal na internet e utilizar o código de acesso gerado na própria página da Receita Federal ou certificado digital emitido por autoridade habilitada.

Paula Zogbi

Analista de conteúdo da Rico Investimentos, ex-editora de finanças do InfoMoney