QuintoAndar encerra serviço de garantia QuintoCred e surpreende 3 mil imobiliárias

Empresa desativou serviço de garantia locatícia voltado a imobiliárias; decisão afeta 45 mil contratos

Paulo Barros

Publicidade

O QuintoAndar anunciou na terça-feira (3) o encerramento das operações do QuintoCred Garantia, produto de garantia locatícia oferecido exclusivamente por imobiliárias parceiras. A medida, que pegou o mercado de surpresa, afeta 45 mil contratos ativos em todo o país com 3 mil imobiliárias e será concluída até 2 de outubro de 2025.

Segundo o QuintoAndar, a decisão faz parte de uma reestruturação para concentrar recursos em frentes consideradas estratégicas, como tecnologias e serviços de maior impacto. “A mudança reforça o compromisso do Grupo em fortalecer sua proposta de valor, garantindo que tempo e recursos sejam direcionados para iniciativas estratégicas de maior impacto”, informou a empresa em nota.

A companhia esclareceu que a operação do QuintoCred é um negócio B2B, ou seja, voltado exclusivamente a imobiliárias, e que não tem relação com os contratos firmados diretamente pela plataforma do QuintoAndar com inquilinos e proprietários. As garantias locatícias gerenciadas por essas imobiliárias deixavam o QuintoAndar responsável pelo repasse de aluguéis e pela gestão da inadimplência.

O encerramento ocorre em etapas:

A empresa destacou que a transição está sendo conduzida com “transparência e responsabilidade” e que não há previsão de novas reestruturações. No restante da operação, o ritmo de contratações segue normal, segundo comunicado.

O QuintoCred foi criado após a aquisição da startup catarinense Velo, em 2021. Com a decisão pelo encerramento do produto, 43 funcionários foram desligados e os demais serão realocados. Concorrentes como Loft e CredAluga já se movimentaram para captar imobiliárias afetadas pela saída da solução do mercado.

Paulo Barros

Jornalista, editor de Hard News no InfoMoney. Escreve principalmente sobre economia e investimentos, além de internacional (correspondente baseado em Lisboa)