Quer pagar mais barato no IPTU e IPVA? Pague à vista

Caso o contribuinte prefira fazer o pagamento parcelado, pode dividir o valor do IPTU em até 10 parcelas, e o do IPVA em no máximo três

Júlia Miozzo

Publicidade

SÃO PAULO – Em janeiro, o orçamento familiar pode ficar um pouco mais complicado por conta dos impostos IPTU e IPVA 2016, que chegam à casa dos contribuintes logo no início do ano. E embora o valor alto possa ser parcelado ao longo do ano, a PROTESTE Associação de Consumidores orienta que ambos sejam pagos à vista para que os descontos oferecidos sejam aproveitados.

Entretanto, se o orçamento não permitir, o melhor é pagar o IPVA à vista e parcelar o IPTU, já que o desconto oferecido, de 7% no município do Rio de Janeiro e 5% em São Paulo, é maior do que o do IPVA – 3% em ambos os estados.

Caso o contribuinte prefira fazer o pagamento parcelado, pode dividir o valor do IPTU em até 10 parcelas, e o do IPVA em no máximo três. Neste caso, não há desconto.

Exclusivo para novos clientes

CDB 230% do CDI

Destrave o seu acesso ao investimento que rende mais que o dobro da poupança e ganhe um presente exclusivo do InfoMoney

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

O IPTU, para quem não indicou uma data de vencimento, deverá ser pago até o dia 9 ou 14 de fevereiro. A parcela única ou primeira parcela deverá ser paga em data escolhida pelo contribuinte, a partir do dia 1 de fevereiro. Já no caso do IPVA, em SP, o pagamento deve ser feito na rede bancária credenciada com o número do Renavam do veículo, e pode ser parcelado de acordo com o final da placa do veículo; no RJ, a guia de pagamentos deve ser impressa a partir do dia 13, com data de vencimento conforme o número final da placa do veículo.