… que crédito deve atingir 50% do PIB neste ano?

"O crédito vai continuar crescendo, os prazos vão continuar se alongando e os juros vão continuar caindo", diz vice-presidente da Anefac

SÃO PAULO – O volume de crédito concedido no Brasil deve atingir metade do PIB (Produto Interno Bruto) neste ano, segundo projeção da Anefac (Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade).

“Esse vai ser um ano muito bom para o crédito. Devemos fechar o ano com patamar de 50% do PIB. Nós nunca tivemos esse volume de crédito no Brasil e isso nos aproxima um pouco mais de alguns países. Ainda estamos longe do que se pratica na Europa, nas principais economias, mas estamos reduzindo essa diferença. O crédito vai continuar crescendo, os prazos vão continuar se alongando e as taxas de juros vão continuar caindo”, afirmou o vice-presidente da entidade, Miguel de Oliveira.

Fatores
Para ele, dentre os fatores que contribuem para o crescimento do crédito, estão a inflação dentro da meta – que mantém a Selic inalterada e os juros em queda -, a maior competição do sistema financeiro e a expectativa de queda da inadimplência.