Publicidade
Começa na próxima segunda-feira (26) o pagamento da segunda parcela da antecipação do 13º salário para aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Os valores entre os dias 26 de maio e 6 de junho. Ao todo, 34 milhões de beneficiários serão contemplados.
Os valores serão antecipados seguindo o calendário de pagamentos de maio, dividido entre beneficiários que ganham até um salário mínimo e aqueles que recebem acima do piso nacional, nesta ordem de prioridades.
Já as datas de cada um desses grupos serão definidas número final do cartão de benefício, sem considerar o último dígito verificador, que aparece depois do traço.
Planejamento financeiro
Baixe gratuitamente!
Calendário de pagamento para quem recebe benefícios de até um salário mínimo
Vai funcionar assim com quem ganha um salário mínimo: o beneficiário cujo último dígito no cartão seja 1 receberá a segunda parcela do 13º no primeiro dia: 26 de maio (segunda parcela). No dia seguinte, 27 de maio, serão depositados os valores para os titulares do cartão de final 2. Confira o calendário:
Final 1: segunda parcela — 26 de maio
Continua depois da publicidade
Final 2: segunda parcela — 27 de maio
Final 3: segunda parcela — 28 de maio
Final 4: segunda parcela — 29 de maio
Final 5: segunda parcela — 30 de maio
Final 6: segunda parcela — 2 de junho
Final 7: segunda parcela — 3 de junho
Continua depois da publicidade
Final 8: segunda parcela — 4 de junho
Final 9: segunda parcela — 5 de junho
Final 0: segunda parcela — 6 de junho
Continua depois da publicidade
Calendário de pagamento para quem recebe benefícios acima de um salário mínimo
Já com quem ganha acima do piso, os pagamentos serão liberados no dia 2 de junho para beneficiários com o cartão final 1 ou 6. Já aqueles com que o cartão termina com 2 ou 7, os depósitos acontecerão no dia 3 de junho. Veja todas as datas:
Finais 1 e 6: segunda parcela — 2 de junho
Finais 2 e 7: segunda parcela — 3 de junho
Continua depois da publicidade
Finais 3 e 8: segunda parcela — 4 de junho
Finais 4 e 9: segunda parcela — 5 de junho
Finais 5 e 0: segunda parcela — 6 de junho
Continua depois da publicidade
Como conferir
- Acesse o site ou aplicativo Meu INSS
- Faça login no aplicativo (disponível em Android ou iOS) e site Meu INSS com seu CPF e senha
- No menu, selecione “Extrato de Contribuição”
- Clique em “Baixar PDF” para obter o documento do INSS
Pelo telefone
Para quem não tem acesso à internet, basta ligar para a central telefônica 135, Informar o número do CPF e confirmar algumas informações cadastrais para a atendente, de forma a evitar fraudes. O atendimento é de segunda-feira a sábado, das 7h às 22h.
Alerta sobre falso perfil do INSS
Na última quarta-feira (dia 13), o INSS emitiu um alerta a aposentados e pensionistas sobre um novo perfil falso no Instagram (@assistencia_inss) que supostamente trata dos descontos indevidos feitos por sindicatos e associações. A página estaria usando de forma indevida o nome, a identidade visual e outras informações do INSS para atrair segurados desavisados.
O instituto orienta para que ninguém envie documentos pessoais, fotos, senhas ou dados bancários por meio desses canais de comunicação, em hipótese alguma, por risco de cair nas garras de golpistas.