Quando e como posso sacar FGTS? Veja as regras

Podem receber o benefício trabalhadores de carteira assinada e aposentados

Camila Lutfi

Publicidade

Trabalhadores de carteira assinada possuem o benefício do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS). Ele garante um respaldo para o funcionário que foi demitido, além de funcionar como uma ajuda de custo para aposentados e em casos de falecimento do trabalhador.

muitas formas de sacar o FGTS, mas duas provavelmente são mais conhecidas: o saque por rescisão ou o saque-aniversário. No primeiro, que é a modalidade tradicional, o resgate do dinheiro pode ser feita quando existe demissão sem justa causa. Nesse caso, o trabalhador pode ter acesso ao saldo integral do fundo acrescido da multa rescisória de 40% – ou de 20% nos casos de acordo.

Por sua vez, o saque-aniversário, criado em 2019, permite que o trabalhador retire todos os anos uma parte do saldo do FGTS no mês do seu aniversário. Esse acabou se tornando um dos resgates mais famosos.

Planejamento financeiro

Baixe gratuitamente!

No entanto, aqueles que optam por essa modalidade perdem o direito de sacar a quantia integral do fundo caso ocorra demissão sem justa causa, podendo ter acesso somente à multa rescisória (se houver).

Veja as principais condições que disponibilizam o saque do FGTS, segundo a Caixa Econômica Federal:

Como sacar o FGTS?

É possível sacar o benefício de forma 100% online, sem precisar do atendimento presencial. O fundo é administrado pela Caixa Econômica, o que indica que os valores são repassados por meio da instituição financeira.

Continua depois da publicidade

Para sacar, basta indicar no Aplicativo FGTS — disponível em versões Android e iOS — uma conta da Caixa ou de outra instituição financeira, para crédito dos valores, sem nenhum custo.

Confira os documentos solicitados para sacar o FGTS:

Em seguida, será necessário enviar, pelo próprio aplicativo, os documentos necessários e acompanhar sua solicitação. O governo indica que o valor do saque do FGTS cai na conta em até 5 dias úteis.