Publicidade
30/07/2001
Consultor InfoMoney – O IPC-R utilizado no reajuste da sua pensão era um índice mensal preparado pelo IBGE que foi descontinuado em Junho de 1995, em geral nestas situações o índice é substituído por outro de mesma funcionalidade da mesma instituição, no caso o IBGE. De forma que provavelmente no caso da sua pensão o IPC-R deve ter sido substituído por um dos índices abaixo. Gostaria de lembrar entretanto que nesses casos as partes envolvidas (através ou não de seus advogados) devem entrar em um acordo sobre o índice a ser utilizado, o que já deveria ter acontecido já que o IPC-R foi descontinuado há vários anos.
INPC / IBGE
Divulgado aproximadamente no 8o dia útil do mês
O INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor) é calculado pelo IBGE todos os meses. O objetivo desse índice é acompanhar a variação de preços de um conjunto de produtos e serviços definidos. O público-alvo do índice é formado por famílias, com rendimento mensal entre 1 e 8 salários mínimos, cujo chefe seja assalariado em sua ocupação principal. A pesquisa de preços é feita nas principais regiões metropolitanas do país, entre o primeiro e último dia de cada mês.
IPCA / IBGE
Planejamento financeiro
Baixe gratuitamente!
Divulgado aproximadamente no 8o dia útil do mês
O IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) é utilizado pelo Banco Central do Brasil para o acompanhamento dos objetivos estabelecidos no sistema de metas de inflação. É um índice mensal, divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Ele acompanha a variação de preços de uma cesta de produtos e serviços. O público alvo do índice é a população com faixa de renda entre 1 e 40 salários mínimos, qualquer que seja a fonte dessa renda, nas principais regiões metropolitanas do país. A pesquisa de preços é feita entre o primeiro e último dia de cada mês.