RADAR INFOMONEY Por que a Bolsa sobe e o PIB cai? O Ibovespa segura os 120 mil pontos, diante do caos na economia?

Por que a Bolsa sobe e o PIB cai? O Ibovespa segura os 120 mil pontos, diante do caos na economia?

Programa de declaração do IR na web é cada vez mais assimilado pelo contribuinte

"Este ano foi muito bom, não tivemos nem reclamação de congestionamento", afirmou o supervisor nacional do IR

SÃO PAULO – O programa de declaração do Imposto de Renda Pessoa Física, disponibilizado pela Receita Federal na internet, tem sido cada vez mais assimilado pelo contribuinte.

“Está cada vez mais consolidado”, afirmou nesta segunda-feira (3) o supervisor nacional do Imposto de Renda, Joaquim Adir, ao portal InfoMoney.

Não é à toa que quase a totalidade das declarações emitidas neste ano foi pela internet. No total, foram mais de 24,6 milhões, enquanto a Receita espera apenas 50 mil declarações em formulário de papel e em disquete, número que só será divulgado oficialmente em setembro. A consolidação é tanta que, a partir do próximo ano, a Receita não aceitará mais os formulários em papel.

Balanço 2010
No exercício 2010 (ano-base 2009), a Receita não identificou problemas no programa disponibilizado na internet.

“Este ano foi muito bom, não tivemos nem reclamação de congestionamento”, afirmou Adir, em relação ao que acontecia nos anos anteriores, devido ao brasileiro deixar para a última hora a prestação de contas com o Leão.

Além disso, Adir afirmou que o número de contribuintes que entregaram a declaração ficou dentro do esperado, em torno de 24 milhões, durante a temporada de prestação de contas, que aconteceu de 1º de março a 30 de abril.