Indústria em baixa

Produção de veículos cai 15,8% em fevereiro, diz Anfavea

Queda é de 21,7% no 1º bimestre, o pior volume de produção para o período em 6 anos

Por  Equipe InfoMoney -

A produção de veículos recuou 15,8% no Brasil em fevereiro, na comparação com o mesmo mês do ano passado, segundo dados divulgados pela Anfavea (associação das montadoras) nesta terça-feira (8).

Foram produzidas 165,9 mil unidades de carros de passeio, utilitários leves, caminhões e ônibus.

Apesar da queda na comparação anual, houve crescimento de 14,1% em relação a janeiro deste ano, quando o resultado foi comprometido tanto pelas férias coletivas de diversas fábricas, após a corrida de produção no fim de 2021, quanto pelo avanço da variante ômicron do novo coronavírus.

A reação, no entanto, não foi suficiente para evitar a queda de 21,7% da produção no primeiro bimestre de 2022. Os 311,4 mil veículos montados em janeiro e fevereiro levaram ao pior volume de produção para o período em seis anos.

Leia também:

A indústria automobilística brasileira e mundial segue enfrentando uma persistente irregularidade no abastecimento de componentes eletrônicos, sobretudo semicondutores, que afetam há meses a produção das montadoras.

Além disso, a Anfavea diz que o setor agora sente a demanda perder força em meio ao aumento de preços, financiamentos mais caros e menor disponibilidade de renda dos consumidores.

Vendas abaixo da produção

Foram vendidos 129,3 mil veículos em fevereiro, uma queda anual de 22,8% e uma leve alta de 2,2% em relação a janeiro. Os 255,8 mil veículos licenciados no primeiro bimestre foram o menor volume para o período desde 2005.

As concessionárias seguem com listas de espera para alguns modelos de veículo, devido aos gargalos de produção, mas o consumo dos últimos dois meses já foi, em geral, inferior até mesmo à restrita oferta de veículos. Com isso, as montadoras já não encontram comprador para tudo o que produzem com a mesma facilidade do ano passado.

Exportações

Do lado das exportações, que têm a Argentina como principal destino, o balanço segue positivo, com crescimento de 25,4% em fevereiro na comparação anual e de 49,6% em relação a janeiro.

Foram exportados 41,4 mil veículos em fevereiro e 69,2 mil no primeiro bimestre, uma alta de 17,3% no período na comparação anual.

* Com informações da Agência Estado.

Newsletter InfoMoney Receba as notícias mais relevantes do mercado no seu email.
Concordo que os dados pessoais fornecidos acima serão utilizados para envio de conteúdo informativo, analítico e publicitário sobre produtos, serviços e assuntos gerais, nos termos da Lei Geral de Proteção de Dados.
check_circle_outline Sua inscrição foi feita com sucesso.
error_outline Erro inesperado, tente novamente em instantes.
Calcule os custos para ter um carro

Compartilhe