Procon-SP autua 21 agências bancárias por demora no atendimento

Entre os bancos autuados estão Bradesco, CEF, Santander, Banco do Brasil e HSBC

Publicidade

SÃO PAULO – O Procon-SP autuou 21 agências bancárias por tempo excessivo da demora no atendimento aos clientes. A operação Fila em Banco fiscalizou 116 agências bancárias em setembro deste ano.

O Bradesco foi a instituição com maior número de agências autuadas (10), em seguida aparece a CEF (Caixa Econômica Federal), com cinco agências. O Santander aparece em terceiro lugar, com três agências, seguido pelo Banco do Brasil (2) e HSBC (1).

Os fiscais avaliaram a quantidade de guichês disponíveis, caixas em funcionamento, quantidade de consumidores na fila, terminais existentes e em operação no autoatendimento e presença de orientadores nos caixas eletrônicos. A operação foi feita em dias de pico e de movimento normal nos bancos.

Planejamento financeiro

Baixe gratuitamente!

Segundo o diretor de Fiscalização do Procon-SP, Márcio Marcucci, além do que determina o Código de Defesa do Consumidor, os fiscais também se basearam no compromisso assumido pelos bancos com a Febraban (Federação Brasileira de Bancos), que estabelece 30 minutos como tempo máximo de espera pelo atendimento em guichês, no período de mais movimento nas agências, de 1º a 10 de cada mês.

Os bancos autuados responderão a um processo administrativo, e podem receber multas de valor entre R$ 450 e R$ 6,5 milhões.

Veja a lista das agências autuadas:

Continua depois da publicidade

Instituição Bancária  Agência 
Bradesco  0504– Faria Lima
Caixa Econômica Federal  4094 – Curuçá
Caixa Econômica Federal  4150 – Shopping Itaquera
Banco Do Brasil  1530 – Itaquera
Caixa Econômica Federal  0243 – Cambuci
Santander  3961 – Centro Empresarial
Bradesco  3134 – Praça Floriano Peixoto
Bradesco  1958 – Jardim Dionísio
Santander  1634 – Capão Redondo
Bradesco  1441 – Anhaia
Bradesco  2575 – Bairro Demarchi
Bradesco  0423 – Barão
Caixa Econômica Federal  0357 – Taboão da Serra
HSBC 0701 – Santana
Bradesco  0090 – Ipiranga
Santander  0564 – Praça Padre Aleixo
Bradesco  3103 – Pedroso de Moraes
Banco Do Brasil  0635 – Cambuci
Bradesco  6545 – Parelheiros
Bradesco  1527 – Estrada do Imperador
Caixa Econômica Federal  1086 – Itaquera
*Fonte Procon-SP

O que dizem os bancos:
Caixa Econômica Federal: a Caixa informou que tem a preocupação constante com o atendimento ao cliente e realiza esforços no sentido de se adequar às leis e normas que legislam sobre o tempo de espera para atendimento. Para isso, o banco vem investindo em modernização de equipamentos, sistemas de Tecnologia da Informação, racionalização de processos, contratação de pessoal, além da significativa expansão de sua rede de atendimento.

HSBC: o HSBC informou, por meio de sua assessoria de imprensa, que cumpre todas as leis municipais em consonância com o ordenamento jurídico brasileiro. “O caso em questão trata-se de um acontecimento pontual, e a norma será reforçada aos colaboradores”, ressalta.

Banco do Brasil: O Banco do Brasil disse que prima pela constante melhoria do atendimento nas 5 mil agências espalhadas pelo país e, sobretudo, pela formação do quadro de funcionários, de modo a atender seus clientes com qualidade e tempestividade. Entre as ações adotadas pelo BB para reduzir a fila de espera, destacam-se ações frequentes de capacitação, criação de ferramentas para acompanhar e monitorar o atendimento dos clientes e o tempo de espera nas filas, redimensionamento das carteiras de clientes e a adequação do número de funcionários às necessidades das agências.

Santander: o banco Santander informou que não foi intimado dessa autuação. Entretanto, avaliará o ocorrido nas 3 agências citadas e manifestará suas considerações ao Procon de SP. Além disso, ratifica o seu compromisso no constante aprimoramento para atendimento de seus clientes.

Até o momento da publicação o Bradesco não emitiu posicionamento.