Pro Teste: com penhora on-line, inadimplente deve redobrar atenção

Além de não deixar acumular a prestação, a dica é renegociar dívida com fornecedor. Perda do veículo pode ser imediata

Publicidade

SÃO PAULO – Com o sistema de penhora on-line de veículos, agora em vigor, quem financia e fica inadimplente deve redobrar os cuidados para não perder seu carro.

A Pro Teste (Associação de Consumidores) orienta quem está devendo a prestação do carro a não deixar acumular as prestações. A dica é fazer contato com o fornecedor para renegociar a dívida.

Entretanto, se houver a renegociação, mas o acordo não for cumprido, a penhora é cabível.

O sistema de restrição judicial

Desde o dia 27 de agosto, os juízes podem inserir automaticamente restrições judiciais ao registro de veículos, impedindo transferência, licenciamento e circulação. Em casos mais graves, determina-se a penhora do bem. A restrição vale imediatamente e é inserida no Renavam (Registro Nacional de Veículos), cuja base de dados foi usada para montar o sistema.

O Renajud (Sistema On-line de Restrição Judicial de Veículos) foi lançado pelo CNJ (Conselho Nacional de Justiça) e teve adesão de 38 tribunais do país, que estão cadastrando os juízes interessados em fazer a penhora de veículos.

Eles recebem uma senha para acessar o sistema, e lá, precisam apenas dos números do CPF (Cadastro de Pessoas Físicas) ou do CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica) do devedor para ter acesso aos dados do veículo e inserir sua determinação.

Continua depois da publicidade

Os juízes poderão, por exemplo, enviar uma ordem de apreensão do carro ao Detran e mandar que ele seja vendido para o pagamento da dívida judicial.

Agilidade e economia

Antes do novo sistema, para pedir a penhora do carro de um devedor, era preciso a solicitação ao Juiz que enviava um ofício ao Detran. O trâmite, até o bloqueio do veículo, levava cerca de dois meses, dependendo do Fórum.

Assim, o objetivo do Renajud é proporcionar mais rapidez aos casos e forçar o pagamento da dívida, já que a penhora pode se dar no mesmo dia.

Continua depois da publicidade

Para o judiciário, a vantagem é evitar o desperdício de tempo e dinheiro na expedição de ofícios em papel e acelerar o trabalho os departamentos de trânsito (Detrans), que deixarão de mobilizar seus agentes para atender ordens judiciais em papel, afirma a Pro Teste.

Ao fim do processo, há dois destinos para o veículos: passar para o credor ou ir a leilão, se a dívida não for paga.