Previdência Social: trabalhador sem carteira assinada é obrigado a contribuir

Trabalhador deve se inscrever como contribuinte individual para ter direito aos benefícios do INSS

Publicidade

SÃO PAULO – A maioria dos trabalhadores não sabe, mas se você tem mais de 16 anos e já trabalha, mesmo que não tenha registro em carteira deve contribuir para a Previdência Social é obrigatória. Nestes casos você deveria se inscrever no INSS como contribuinte individual, tipo de contribuição que é válida para empregados domésticos e trabalhadores autônomos.

Contribuição mensal é de 20% da remuneração

A contribuição ao INSS é importante, pois só dessa forma é possível ter acesso a todos os benefícios da Previdência Social. Atualmente, a Previdência concede vários benefícios ao trabalhador, dentre eles podemos citar o auxílio-doença, salário-maternidade, aposentadoria por invalidez ou por tempo de serviço e pensão por morte para dependentes. Se você ainda não está inscrito na previdência social, vale lembrar que no caso de contribuição individual o valor da contribuição mensal é de 20% da sua remuneração.

No caso do trabalhador que já teve a carteira assinada, os procedimentos são diferentes. O trabalhador deve preencher a Guia da Previdência Social (GPS), informando também o número do PIS/PASEP e depois do primeiro pagamento já é considerado inscrito. A guia pode ser obtida nas papelarias ou no site da própria previdência clique aqui.

Planejamento financeiro

Baixe gratuitamente!

Como se inscrever na Previdência Social

Para se inscrever na previdência é simples, só é necessário preencher os requisitos e fornecer os dados corretos. A inscrição pode ser feita por telefone, no site da previdência ou nas agências do INSS. Para maiores detalhes sobre endereços e telefones de contato veja abaixo:

Fonte: Ministério da Previdência Social