Publicidade
SÃO PAULO – A maioria dos trabalhadores não sabe, mas se você tem mais de 16 anos e já trabalha, mesmo que não tenha registro em carteira deve contribuir para a Previdência Social é obrigatória. Nestes casos você deveria se inscrever no INSS como contribuinte individual, tipo de contribuição que é válida para empregados domésticos e trabalhadores autônomos.
Contribuição mensal é de 20% da remuneração
A contribuição ao INSS é importante, pois só dessa forma é possível ter acesso a todos os benefícios da Previdência Social. Atualmente, a Previdência concede vários benefícios ao trabalhador, dentre eles podemos citar o auxílio-doença, salário-maternidade, aposentadoria por invalidez ou por tempo de serviço e pensão por morte para dependentes. Se você ainda não está inscrito na previdência social, vale lembrar que no caso de contribuição individual o valor da contribuição mensal é de 20% da sua remuneração.
No caso do trabalhador que já teve a carteira assinada, os procedimentos são diferentes. O trabalhador deve preencher a Guia da Previdência Social (GPS), informando também o número do PIS/PASEP e depois do primeiro pagamento já é considerado inscrito. A guia pode ser obtida nas papelarias ou no site da própria previdência clique aqui.
Planejamento financeiro
Baixe gratuitamente!
Como se inscrever na Previdência Social
Para se inscrever na previdência é simples, só é necessário preencher os requisitos e fornecer os dados corretos. A inscrição pode ser feita por telefone, no site da previdência ou nas agências do INSS. Para maiores detalhes sobre endereços e telefones de contato veja abaixo:
- Telefone: O cadastramento é feito pelo serviço PREVFone da previdência social, no telefone 0800 78 0191. O serviço funciona de segunda a sábado das 7h às 19h . Para se inscrever é necessário informar os dados da Carteira de Identidade. Na ausência desse documento, é possível utilizar os dados da Certidão de Nascimento/Casamento ou a própria Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS).
- Internet:A inscrição pode ser feita no site da própria previdência, basta clicar no link cadastro na previdência.
- Agências da Previdência:O procedimento é o mesmo dos demais, basta preencher os requisitos e informar os dados corretamente. Existem agências da previdência espalhadas pelo Brasil, assim como terminais de auto-atendimento que podem ser encontrados em locais públicos. Também é possível se inscrever no PREVMóvel, que são carros ou barcos da previdência que fornecem os mesmos serviços das agências. Esse tipo de serviço está disponível para as cidades que se localizam no interior do Brasil.
Fonte: Ministério da Previdência Social