Previdência complementar soma 2,742 milhões de participantes e assistidos

Ainda segundo os dados divulgados, o órgão conta com 1.068 planos previdenciários e 2.728 patrocinadores

Publicidade

SÃO PAULO – Balanço realizado pela Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc), do Ministério da Previdência Social, apontou que, atualmente, existem 2,742 milhões de participantes e assistidos no sistema de previdência complementar.

Ainda segundo os dados divulgados, o órgão conta com 1.068 planos previdenciários, 2.728 patrocinadores e 369 EFPC (Entidades Fechadas de Previdência Complementar).

O patrimônio do órgão é de R$ 512,8 bilhões, distribuídos em três modalidades de planos de benefícios: o BD (benefício definido), CD (contribuição definida) e o CV (contribuição variável).

Autorizações
Desde 2003, na Secretaria de Previdência Complementar, foram emitidas 5.907 autorizações que visam o crescimento da estrutura do órgão. São autorizações que envolvem a criação e a alteração de estatutos de EFPC, criação e alteração de regulamento e transferência de gerenciamento de planos de benefícios, além de convênio de adesão, aditivos e retirada de patrocínio.

A Previc (Superintendência Nacional de Previdência Complementar), que completa um ano nesta quinta-feira (23), autorizou a criação de quatro novas EFPC em 2010. Também foram aprovados 52 novos planos de benefícios, dos quais 45 são patrocinados e 7 são instituídos.

Este ano, o órgão passou a ter autonomia administrativa e financeira, desvinculando-se da atual Secretaria de Políticas de Previdência Complementar do Ministério da Previdência Social.

Continua depois da publicidade

Outro item importante para a Previc foi a elaboração do projeto da SBR (Supervisão Baseada em Risco) em conjunto com consultores do Banco Mundial, que visa produzir manuais de orientação com melhores práticas em fundos de pensão.


Tópicos relacionados