Previdência: 80 mil audiências de conciliação serão realizadas

Isso do dia 3 a 8 de dezembro, com o objetivo de acelerar o andamento dos processos previdenciários na Justiça

Publicidade

SÃO PAULO – Do dia 3 a 8 de dezembro, serão realizadas 80 mil audiências de conciliação em todo o País, com o objetivo de acelerar o andamento dos processos previdenciários na Justiça.

Conforme divulgou a Agência Brasil, a medida é resultado do Grupo Técnico de Trabalho, criado em outubro por meio de parceria firmada entre o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) e o CNJ (Conselho Nacional de Justiça).

Solução rápida de demandas

De acordo com o ministro da Previdência Social, Luiz Marinho, nenhum aposentado ou pensionista será impedido de ajuizar ações contra a entidade e a meta é agilizar a solução de demandas, além de desafogar o trabalho no Poder Judiciário.

A expectativa é a de realizar 200 mil conciliações nas esferas federal, estadual e do Trabalho, durante a Semana Nacional de Conciliação.

Medidas sugeridas

Duas das medidas sugeridas pelo Grupo de Trabalho foram acatadas pelo CNJ e pela Previdência Social, para acelerar a tramitação dos processos.

Uma delas é a Execução Invertida, em que o INSS, quando condenado, calculará os valores a serem pagos, para que o juiz os apresente na sentença.

Continua depois da publicidade

A outra é a Sentença Líquida com Parâmetros, na qual os juízes incluirão todos os dados que facilitem a localização do segurado e a implantação ou revisão do benefício.