Da carne de porco às fraldas: os sinais de alta dos preços

Embora a alta geral dos preços permaneça bastante moderada, o encarecimento de alguns itens vai dar argumentos ao que dizem que é apenas uma questão de tempo para a inflação se acelerar

Bloomberg

(Shutterstock)

Publicidade

(Bloomberg) — Da carne de porco na China ao minério de ferro no Brasil, a inflação está se acelerando em alguns segmentos da economia global.

Embora a alta geral dos preços permaneça bastante moderada, o encarecimento de alguns itens vai dar argumentos ao que dizem que é apenas uma questão de tempo para a inflação se acelerar devido ao crescimento econômico robusto e à oferta escassa de mão de obra.

Por enquanto, o principal fator são as cotações mais altas das commodities, e não uma demanda aquecida. Os próximos balanços do Walmart, maior varejista do mundo, e da Target devem dar uma ideia do desempenho no lado do consumo.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Alguns fatores que estão mexendo com os preços:

Inflação acelerada?

Os preços das carnes começam a subir. O McDonald’s elevou sua previsão para os custos de alimentos nos Estados Unidos este ano, já que os preços das proteínas começam a se acelerar diante do impacto da febre suína africana na Ásia.

Continua depois da publicidade

No último trimestre, os preços do cardápio da rede subiram cerca de 2% nos EUA, segundo dados do McDonald’s do mês passado. A cadeia de restaurantes BJ’s Restaurants disse que espera preços mais altos da carne de porco, enquanto a operadora do KFC na China, a Yum China Holdings, informou que a alta dos custos de aves vai pesar sobre as margens no resto do ano.

Impacto da carne suína

A China está por trás do salto dos preços da carne suína. Um surto sem precedentes da febre suína africana afetou o fornecimento de carne de porco. Com os estoques de suínos nos níveis de 2011, o governo alertou que os preços da carne de porco podem subir 70%. Os efeitos colaterais serão notados.

Minério de ferro

Fique de olho nos preços do aço. As cotações de minério de ferro dispararam com as interrupções de fornecimento do Brasil e da Austrália, preparando o terreno para que os preços de referência acelerem a alta rumo a US$ 100 a tonelada.

Produtos básicos

Procter & Gamble Co. (fabricante das fraldas Pampers) e Kimberly-Clark Corp. (dona da marca de fraldas Huggies) reajustaram os preços, assim como a Coca-Cola e PepsiCo.

Gigantes de bens de consumo europeias como Nestlé e Unilever também reagem vendendo mais alimentos e material de limpeza a preços mais altos. Em abril, a Danone projetou preços mais elevados para o leite este ano.

Petróleo

Os preços do petróleo têm perdido força desde que atingiram o nível mais alto em 12 meses em abril, mas ainda acumulam alta de 30% este ano e um cenário geopolítico volátil indica uma perspectiva incerta.

As especulações de que a Arábia Saudita e outros produtores vão produzir mais para compensar o menor volume do Irã ajudaram a reduzir o ritmo de valorização. Ainda assim, economistas dizem que o preço do petróleo cru continua sendo um problema a ser acompanhando, especialmente para países que dependem das importações.

Mercado de trabalho nos EUA

Os custos trabalhistas nos EUA mostraram a maior alta para um início de ano na última década. Esse é o terceiro ano consecutivo em que o ritmo anual de crescimento no primeiro trimestre se acelerou em relação ao ano anterior, um claro sinal de que os custos trabalhistas estão aumentando, segundo a Bloomberg Economics.

Pressões dos emergentes

Um conjunto de economias emergentes tem registrado uma aceleração da inflação. Os preços ao consumidor na Turquia subiram 19,5% em abril na comparação anual, enquanto economistas projetam uma inflação média de 40% na Argentina em 2019.

A inflação média do Irã pode atingir 50% este ano, o maior nível desde 1980, disse um oficial do Fundo Monetário Internacional à Bloomberg News. No topo da lista está a Venezuela, onde os preços devem subir 8 milhões por cento este ano.

Proteja-se da alta dos preços investindo. Abra uma conta gratuita na XP.