ANP flexibiliza mistura de etanol na gasolina com greve de caminhoneiros

Medidas de caráter excepcional visam garantir abastecimento e inibir abusos

Paula Zogbi

Bomba de gasolina

Publicidade

SÃO PAULO – A Agência Nacional do Petróleo (ANP) anunciou nesta quinta-feira (24) medidas de caráter excepcional na tentativa de manter o abastecimento de combustíveis e inibir preços abusivos em meio ao caos gerado pelo quarto dia consecutivo de greve dos caminhoneiros. 

Entre as medidas aprovadas estão a flexibilização da obrigatoriedade de mistura de biodiesel no diesel A e de etanol anidro entre 18% e 27% da mistura na gasolina A. Esses valores deixam de ser obrigatórios temporariamente.

“A exigência da mistura torna mais complexa a logística na cadeia de distribuição, pois adiciona o fluxo entre a usina produtora e o distribuidor, o qual, geralmente, é rodoviário. Esse fluxo também está sendo prejudicado pela paralisação, impedindo a realização de mistura em diversas bases que já têm o diesel A e a gasolina A, mas não o biodiesel e/ou o etanol anidro em quantidades suficientes. A flexibilização da obrigatoriedade de adição de 10% de biodiesel ao diesel e de 27% de etanol anidro à gasolina irá liberar os distribuidores a já expedirem os produtos para venda”, disse a ANP.

Também fica suspensa a exigibilidade das resoluções de estoques operacionais mínimos de gasolina, diesel, querosene de aviação e gás de botijão; e liberado o engarrafamento de distribuidoras de GLP para vasilhames de outras marcas.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

As medidas entram em vigor nesta sexta-feira (25), após a publicação do Diário Oficial. 

Paula Zogbi

Analista de conteúdo da Rico Investimentos, ex-editora de finanças do InfoMoney