Mães devem ficar sem flores neste domingo; preços subiram 8,9%

Alta do dólar, clima desfavorável e o aumento do custo de transporte influenciaram os preços

Juliana Américo Lourenço da Silva

Publicidade

SÃO PAULO – Se você estava pensando em comprar flores para a sua mãe neste domingo (10) para presenteá-la nos Dias das Mães, provavelmente vai sentir o peso no bolso.

Uma pesquisa realizada pela FecomercioSP (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo), em parceria com a Boa Vista SCPC, mostra que o preço das flores, na capital paulista, estão mais caras do que em 2014.

Comprometidas por fatores como a alta do dólar, clima desfavorável e o aumento do custo de transporte, elas subiram 8,9% no acumulado em 12 meses até março, ante uma inflação média de 7,8% no mesmo período.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Os perfumes e cosméticos importados também não aparecem como uma boa opção diante da alta do dólar. Embora os preços desses itens tenham subido menos do que a inflação nos dozes meses encerrados em março – artigos de maquiagem apresentaram alta de 3,4%, e perfumes, de 4,8% –, eles registraram altas expressivas em fevereiro e março, influenciados pela valorização da moeda americana; nos dois meses, perfumes e cosméticos já acumulam alta de 2,6%.

Já o setor de Vestuário registrou uma leve queda nos preços. Como o setor enfrenta um período bastante difícil, com retração de 14,5% do faturamento em janeiro na comparação com o ano passado para o estado de São Paulo, o fraco desempenho das vendas estimulam promoções e seguram os preços do setor, que vêm crescendo abaixo da inflação. Segundo dados do IPCA, o item Roupa Feminina apresentou queda de 0,4% em 12 meses; bolsas subiram, em média, 1,3%; sandálias femininas, 3,2%; Joias e bijuterias, 3,8%.

Entre os itens mais vendidos no Dia das Mães apontados nas sondagens realizadas nos anos anteriores estão: Vestuário, Perfumes e cosméticos, Flores, Calçados, Bolsas e acessórios, Joias e bijuterias, Eletrodomésticos (forno micro-ondas, ar-condicionado, liquidificador, fogão) e Eletrônicos (celular, tablet, televisão).