Quer economizar dinheiro com seu banco? Conheça as alternativas mais baratas

Se você faz transações por meios eletrônicos, a conta digital pode ser o melhor tipo de conta corrente para você. Veja a opção ideal para o seu perfil

Equipe InfoMoney

Publicidade

Existem muitos tipos de pacotes disponíveis nas contas correntes, para os mais variados perfis, oferecidas pelos bancos. Mas não há por que se afobar – e eventualmente sair no prejuízo – caso esteja em dúvida sobre a melhor escolha para você. Como vimos em nosso teste, em que criamos três perfis de correntistas e avaliamos as contas ideais para cada um deles, o mais importante é calma e cuidadosamente fazer uma análise do seu estilo de vida e das suas necessidades.

Afinal, por que pagar por um pacote caro, que, sim, oferece a possibilidade de fazer transações ilimitadas, embora você pouco movimente sua conta? Se for o seu caso, você pode optar por uma conta corrente sem cesta, que, mesmo assim, lhe dá o direito, por lei, de contar com os serviços essenciais que são gratuitos.

Cartão de débito e saques entre os serviços essenciais
Se precisar de algum serviço que não esteja incluído nos serviços essenciais (abaixo) ou necessite utilizá-los mais vezes do que é definido, você pagará pelo excedente de cada transação que, mesmo assim, pode sair muito mais barato do que um pacote grande – e desnecessário.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

• Fornecimento de cartão de débito;

• Fornecimento de dez cheques por mês;

• Segunda via do cartão de débito;

Continua depois da publicidade

• Realização de até quatro saques por mês;

• Realização de consultas pela Internet;

• Realização de duas transferências, por mês, entre contas na própria instituição;

• Compensação de cheques.

Conta digital: boa opção para correntista adepto da tecnologia
Outra alternativa interessante e cada vez mais popular e que, não à toa, foi considerada a melhor opção em nosso estudo, é a conta digital. Ela lhe permite sacar, realizar transferências TED e DOC e ver extratos e saltos ilimitadamente, entre outros serviços, gratuitamente.

Mas, para utilizá-la e não pagar nada é necessário que todas as transações sejam feitas através da Internet ou caixas eletrônicos, caso utilize o telefone, agência ou guichê do caixa para qualquer tipo de transação, você será cobrado por isso. Caso, esse seja o seu perfil ou consiga se adequar a ele, essa pode ser a sua escolha.

Fornecimento gratuito de dez folhas de cheques na conta digital
Não acredite nos bancos que alegam que esse tipo de conta não inclui a utilização, sem custos, de dez folhas de cheque por mês. Desde que você preencha as exigências necessárias de uso, isso é um direito seu. Fique atento, ainda, ao valor das tarifas cobradas. Caso ela seja aumentada – o que pode ocorrer duas vezes por ano – você deve ser avisado com, no mínimo, 30 dias de antecedência. E os bancos só podem elevar suas taxas 180 dias após o último reajuste.

 

Veja, abaixo, o resultado de nosso teste e as nossas escolhas certas. E não deixe de descobrir a conta ideal para o seu perfil.