Fipe reduz projeção para IPC de março de 0,76% para 0,74%

Nesta quinta-feira, a Fipe anunciou que o IPC apresentou taxa de inflação de 0,78% na terceira leitura de março ante alta de 0,96% na segunda medição do mês

Estadão Conteúdo

Publicidade

A Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) reduziu de 0,76% para 0,74%, a projeção para a inflação de março na cidade de São Paulo. A informação foi divulgada nesta quinta-feira, 26, à reportagem, pelo gerente técnico de Pesquisas do IPC, Moacir Mokem Yabiku, para quem o motivo principal da revisão para baixo foi a surpresa que o instituto teve com o resultado anunciado na terceira quadrissemana do mês.

Nesta quinta-feira, a Fipe anunciou que o IPC apresentou taxa de inflação de 0,78% na terceira leitura de março ante alta de 0,96% na segunda medição do mês. O resultado veio abaixo da expectativa do instituto, que era de uma inflação de 0,84%. Também ficou menor que o intervalo de previsões dos analistas do mercado financeiro, que, no levantamento do AE Projeções, esperavam taxa de 0,80% a 0,96%, com mediana de 0,89%.

Para Yabiku, o comportamento dos preços do etanol, da gasolina e das carnes bovinas foram decisivos para a surpresa com o resultado da terceira quadrissemana. No período, o etanol apresentou alta de 1,69%, bem menor que a da segunda medição, de 3,41%. O mesmo aconteceu com o combustível derivado do petróleo, cuja elevação passou de 3,69% para 2,04%. A carne bovina, por sua vez, ampliou a queda, de 0,66% na segunda quadrissemana para 1,85% na terceira medição.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

“Os estoques de etanol começam a ficar altos, já que estamos saindo daquele período de entressafra”, disse Yabiku. O representante da Fipe acrescentou que a gasolina também acabou se aproveitando deste fator, além da saída gradual dos impactos gerados por reajustes recentes da Petrobras nos preços.

Especificamente em relação às carnes bovinas, Yabiku destacou que o segmento foi o principal responsável pela passagem do subgrupo Semielaborados da alta (0,15%) para a queda (0,57%) entre a segunda e a terceira quadrissemanas de março. Este fator foi fundamental para a elevação do grupo Alimentação ficar menos expressiva, de 1,26% para 0,95%.

O gerente técnico de Pesquisas do IPC adiantou que, nas pesquisas de ponta do IPC, que trazem levantamentos mais recentes da Fipe que serão incorporados posteriormente nas pesquisas de inflação, a carne bovina vem mostrando quedas ainda maiores e, tanto o etanol como a gasolina, já migraram do terreno de altas para o de baixas. “Já na divulgação do fim de março, os dois combustíveis devem cair no IPC”, disse.

Continua depois da publicidade

A despeito do cenário melhor proporcionado pelos itens citados, o IPC da Fipe continua tendo a energia elétrica como o principal vilã da inflação. Na terceira quadrissemana de março, o item subiu 7,94%.

O avanço foi menor que o de 9,86% na segunda leitura do mês, mas respondeu por 0,29 ponto porcentual (37,41%) de toda a taxa de inflação pesquisada. Não por acaso, o grupo Habitação subiu 1,25% (ante 1,59% da segunda quadrissemana) e este aumento representou 0,39 ponto porcentual (49,50%) de todo o IPC.

Para o fim de março, a Fipe projetou variação positiva de 1,25% novamente para a Habitação. Para a Alimentação, previu elevação de 0,82%. Para Transportes, cujo aumento foi de 0,57% na terceira quadrissemana do mês, o instituto calculou uma estimativa de 0,30%.