Prato predileto do brasileiro pesa mais no bolso dos paulistas

Aumento nos preços impacta de maneira mais expressiva as classes de renda mais baixa

Juliana Américo Lourenço da Silva

Publicidade

SÃO PAULO – O prato mais comido no Brasil pode estar com os dias contados. Segundo um levantamento feito pela APAS (Associação Paulista de Supermercados), comer arroz, feijão, bife e batata-frita ficou mais caro.

A pesquisa, que usa como base nos dados do Índice de Preços dos Supermercados (IPS/APAS) de novembro, registrou que o maior aumento foi no preço da batata (60,02%). O preço do arroz subiu 2,65%, e o do feijão 1,36%. As carnes também estão mais caras: bife – alcatra (5,56%), contrafilé (5,85%) e coxão-mole (0,80%).

Conforme explicou o gerente do departamento de Economia e Pesquisa da associação, Rodrigo Mariano, a elevação nos preços impacta diretamente o poder de compra da população. “A alta nos itens de primeira necessidade, que fazem parte da cesta básica da maior parcela da população, impacta de maneira mais expressiva as classes de renda mais baixa”, disse.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

O economista complementou dizendo que a população de renda mais baixa investe cerca de 30% do salário nas compras de alimentos e bebidas, enquanto para a média dos brasileiros os alimentos representam, aproximadamente, 20% destas despesas.