Em minhas-financas / precos

Preços nos supermercados de SP sobem em outubro

Segundo associação, este é o pior resultado desde dezembro de 2012, quando a inflação atingiu, no acumulado do ano, 10,02%

compras no supermercado - consumo - varejo
(Shutterstock)

Os supermercados do Estado de São Paulo registraram alta nos preços em outubro na comparação com o mesmo mês do ano anterior. O Índice de Preços dos Supermercados (IPS), calculado pela Associação Paulista de Supermercados (Apas) e a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) apresentou em outubro elevação de 0,76%. De acordo com o indicador, no acumulado do ano até outubro, a alta é de 5,98%.

 

A Apas destaca que este é o pior resultado desde dezembro de 2012, quando a inflação atingiu, no acumulado do ano, 10,02%. "Os dados apontam que a inflação ao longo de 2014 se demonstrou mais elevada e persistente por um período mais prolongado", disse a associação em nota.

 

A alta verificada em outubro esteve diretamente relacionada ao aumento nos preços das carnes (2,40%) e dos legumes (11,10%). A estiagem, que tem exigido a utilização da ração animal para a alimentação dos bovinos, e a elevação na quantidade de carnes exportadas têm afetado preços domésticos, destacou a entidade. Já em relação aos legumes, a alta está ligada a fatores sazonais, relacionados à estiagem prolongada.

 

Confiança

 

A Apas divulgou ainda Pesquisa de Confiança dos Supermercados do Estado de São Paulo (PCS/APAS). O levantamento registrou em outubro 10,8% de otimismo em relação ao ambiente econômico atual e futuro. Do total de entrevistados, 57,5% se mostraram pessimistas e, 31,8% se mantiveram neutros.

 

Contato