Preços nos supermercados de SP sobem em outubro

Segundo associação, este é o pior resultado desde dezembro de 2012, quando a inflação atingiu, no acumulado do ano, 10,02%

Estadão Conteúdo

Publicidade

Os supermercados do Estado de São Paulo registraram alta nos preços em outubro na comparação com o mesmo mês do ano anterior. O Índice de Preços dos Supermercados (IPS), calculado pela Associação Paulista de Supermercados (Apas) e a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) apresentou em outubro elevação de 0,76%. De acordo com o indicador, no acumulado do ano até outubro, a alta é de 5,98%.

A Apas destaca que este é o pior resultado desde dezembro de 2012, quando a inflação atingiu, no acumulado do ano, 10,02%. “Os dados apontam que a inflação ao longo de 2014 se demonstrou mais elevada e persistente por um período mais prolongado”, disse a associação em nota.

A alta verificada em outubro esteve diretamente relacionada ao aumento nos preços das carnes (2,40%) e dos legumes (11,10%). A estiagem, que tem exigido a utilização da ração animal para a alimentação dos bovinos, e a elevação na quantidade de carnes exportadas têm afetado preços domésticos, destacou a entidade. Já em relação aos legumes, a alta está ligada a fatores sazonais, relacionados à estiagem prolongada.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Confiança

A Apas divulgou ainda Pesquisa de Confiança dos Supermercados do Estado de São Paulo (PCS/APAS). O levantamento registrou em outubro 10,8% de otimismo em relação ao ambiente econômico atual e futuro. Do total de entrevistados, 57,5% se mostraram pessimistas e, 31,8% se mantiveram neutros.