Combustíveis mantêm vendas do varejo em alta, diz IBGE

No varejo ampliado, a atividade de veículos puxou o recuo de 1,2% em setembro

Estadão Conteúdo

Publicidade

As vendas de farmácias e combustíveis ajudaram a manter o crescimento do varejo em setembro, segundo dados da Pesquisa Mensal de Comércio divulgada nesta sexta-feira, 14, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Na comparação com setembro de 2013, a atividade de artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria teve um salto de 10,3%. Nos combustíveis, o aumento foi de 2,8%.

“Tanto combustíveis quanto farmácia estão com (aumentos de) preços abaixo da inflação”, justificou Juliana Vasconcellos, gerente da Coordenação de Serviços e Comércio do IBGE. “Mas o setor de farmácia não é afetado (por oscilações nos preços) porque vende produtos essenciais. Mesmo com a conjuntura desfavorável, as famílias com poder de compra menor, é um setor em que o consumo continua por vender bens essenciais”, acrescentou.

Outra atividade que ajudou a neutralizar o recuo de 2% nos supermercados no período foi a de outros artigos de uso pessoal e doméstico, com expansão de 5,8%. “Aí estão incluídas as lojas de departamento, de brinquedos, joalherias”, citou Juliana.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Embora tenha mostrado recuperação na margem, o setor de móveis e eletrodomésticos teve apenas ligeira alta de 0,1% em relação ao mesmo mês do ano anterior. Tecidos, vestuário e calçados também só cresceu 0,2%.

Os piores resultados nesse tipo de comparação ficaram com livros, jornais, revistas e papelaria, com um recuo nas vendas de 10,6%, e equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação, com queda de 3,3%.

No varejo ampliado, a atividade de veículos puxou o recuo de 1,2% em setembro. As vendas de veículos e motos partes e peças caíram 4,5% ante setembro do ano passado, enquanto as de material de construção tiveram ligeira redução de 0,1%.