Consumidor de baixa renda gastou mais com produtos e serviços em setembro

No mês passado, o IPC-C1 registrou alta de 0,16%; variação, contudo, é menor que a apurada na inflação geral, de 0,30%

Gladys Ferraz Magalhães

Publicidade

SÃO PAULO – Em setembro, a inflação medida pelo IPC-C1 (Índice de Preços ao Consumidor – Classe 1) aumentou de 0,06% em agosto para 0,16% no nono mês deste ano. O resultado, de acordo com dados divulgados pela FGV (Fundação Getulio Vargas) nesta quinta-feira (10), deve-se aos grupos Habitação, Vestuário, Alimentação e Saúde e Cuidados Pessoais.

O percentual apurado no IPC-C1 no mês passado está, contudo, abaixo da inflação geral medida pelo IPC-BR, que ficou em 0,30% em setembro. Nos últimos doze meses, o índice acumula variação de 4,82%, enquanto que o IPC-BR registra taxa de 5,29%. Já no acumulado do ano, as variações são de 2,96% e 3,63%, respectivamente.

O IPC-C1 é calculado com base nas despesas de consumo das famílias com renda entre um e 2,5 salários mínimos mensais.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Grupos
Segundo a FGV, entre outubro de 2012 e setembro de 2013, a taxa do grupo Alimentação ficou em 8,59%. O resultado é menor do que o apurado nos últimos 12 meses até agosto, quando a variação foi de 10,49%. Na apuração mensal, por outro lado, a taxa do grupo passou de -0,22%, registrada no oitavo mês de 2013, para -0,16%, no mês passado, contribuindo para a alta apurada no resultado do IPC-C1 no período.

Outros grupos que impactaram o resultado do índice foram: Habitação (0,23% para 0,53%) refletindo a variação dos equipamentos eletrônicos (-0,91% para 0,36%); Vestuário (0,42% para 0,90%), com impacto das roupas (0,36% para 0,88%) e Saúde e Cuidados Pessoais (0,19% para 0,33%), que sentiu a aceleração nos preços dos salões de beleza (0,13% para 0,69%).

No caso dos Alimentos, a principal influência para o resultado do mês partiu de aves e ovos, de -1,15% para 1,46%.

Continua depois da publicidade

Outros grupos
Com movimento contrário no mês ficaram os grupos Educação, Leitura e Recreação (0,67% para 0,14%), Transportes (-0,17% para -0,27%), Despesas Diversas (0,14% para 0,05%) e Comunicação (0,11% para 0,07%).

Nestes casos, as influências partiram, nesta ordem, dos itens: hotel (de 3,25% para 1,30%), tarifa de ônibus urbano (-0,22% para -0,48%), serviço religioso e funerário (de 0,40% para 0,20%) e tarifa de telefone móvel (0,39% para -0,23%).