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SÃO PAULO – A portabilidade chegou a todo o país no dia 2 de março e, até a última quinta-feira (16), registrou mais de 1,073 milhão de pedidos de troca de operadora, considerando usuários de telefonia fixa e móvel. No entanto, ainda há muitas dúvidas de como fazer a troca. Por isso e obedecendo ao Regulamento Geral da Portabilidade, as operadoras iniciarão, de forma conjunta, nesta segunda-feira (20), a divulgação ampla do novo serviço.
A campanha publicitária, assinada pela ABR Telecom, empresa que administra a portabilidade no Brasil e feita de forma integrada pelas operadoras, será veiculada em rádio, televisão, jornal e revista. As operadoras também terão de apresentar a campanha em seus sites. A divulgação ocorrerá em todo o país, durante 10 dias.
Segundo o presidente da ABR Telecom, José Moreira, a campanha é um requisito do processo de implantação da portabilidade, estabelecido no Regulamento da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações). “A campanha de divulgação chega num momento em que o serviço está implantado em todo o país e vai ampliar o conhecimento da população sobre a portabilidade, propiciando ao usuário exercer seu pleno direito”, afirma.
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Em boa hora
A campanha pretende esclarecer dúvidas e comunicar as características da portabilidade, suas regras, vantagens e o valor a ser pago. Por isso, vem em boa hora, já que, em São Paulo, muitos consumidores estão reclamando da falta e dos erros de informação.
Segundo levantamento feito pelo Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor), as principais empresas de telefonia que operam no estado estão desinformadas e acabam por passar informação errada aos consumidores.
Segundo a pesquisa, todas as seis empresas procuradas, Claro, NET, Oi, Telefônica, TIM e Vivo, forneceram ao menos uma informação errada. As principais delas foram em relação às multas e à fidelização.
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Além disso, de acordo com a ABR Telecom, um dos principais motivos pelos quais a portabilidade não é concluída é a inconsistência de dados fornecidos pelo usuário. O problema acontece quando os dados fornecidos para a nova operadora não correspondem aos que estão no cadastro da antiga operadora. Quando isso acontece, o processo é interrompido.
Para não ter problemas, a Anatel aconselha aos usuários que mantenham seus dados atualizados.