RADAR INFOMONEY A expansão da JBS, de olho em carne vegetal, é assunto do programa desta segunda-feira; assista

A expansão da JBS, de olho em carne vegetal, é assunto do programa desta segunda-feira; assista

Cartão de crédito

Por alta no valor da anuidade, receita dos emissores de cartão cresce 18% em 2011

Aumento da quantidade de plásticos na categoria premium também é um dos fatores que contribuíram para o resultado

Shopping Bliss…

SÃO PAULO – A receita dos emissores de cartões de crédito cresceu 18% em 2011, impulsionado principalmente pelo aumento nas tarifas de anuidade, que tiveram alta de 15% no período.

De acordo com os dados do Adendo Estatístico ao Relatório sobre a Indústria de Cartões de Pagamentos, divulgado pelo Banco Central nesta quinta-feira (18), outro fator que também contribuiu para o resultado foi o aumento da quantidade de cartões premium.

Tipos de cartões
O documento elaborado em conjunto entre o BC e a Secretaria de Acompanhamento Econômico do Ministério da Fazenda, com dados consolidados sobre cartões de crédito e débito, revela que em 2011 a base de cartões de crédito ativos, que seguia em ritmo de crescimento nos últimos dez anos, declinou cerca de 1% em relação a 2010. Por outro lado, a base de cartões de débitos cresceu cerca de 13% no mesmo período.

Considerando as compras realizadas com a função crédito e débito, houve crescimento no número de transações de 16,1% e 22,7%, respectivamente

Em relação ao final de 2010, o estudo percebeu uma mudança no perfil dos produtos utilizados. Houve queda de 5% nos cartões básicos, enquanto os cartões intermediários, premium e corporativos cresceram cerca de 9%, 29% e 34%, respectivamente.