11h fora do ar

Plataformas do Santander voltam a funcionar nesta terça; veja o que fazer se você foi afetado

Banco afirma que falha nos sistemas foi causada por uma ‘intermitência’

Por  Equipe InfoMoney -

Após ficar cerca de 11 h fora do ar, os sistemas do banco Santander foram reestabelecidos no final da noite desta segunda-feira (25). Clientes ficaram o dia todo sem o app, o site e o internet banking e, quando conseguiam acessar os canais, os serviços não funcionavam, como visualização de extrato e Pix.

As primeiras notificações de erro foram identificadas pelo DownDetector, site que monitora o funcionamento de serviços da internet, por volta das 10h. As instabilidades pioraram e até os atendimentos presenciais das agências foram interrompidos.

Em nota enviada ao InfoMoney, o banco explicou que as operações voltaram a funcionar normalmente “com segurança e sem prejuízo algum” por volta das 21h30.

“Nossos sistemas estão de volta ao ar, assim como todos os canais de atendimento. Nossas equipes trabalharam muito para resolver a falha no sistema e garantir que você volte a operar com absoluta tranquilidade, segurança e sem prejuízo algum”, disse o banco.

No entanto, pela manhã desta terça-feira (26), relatos de clientes postados no Twitter davam conta de que alguns problemas persistiam.

“Santander, e esse pagamento que foi triplicado?”, disse um usuário. “Ainda está off o sistema?”, questionou outro após compartilhar foto indicando que não conseguiu habilitar um cartão do banco no app.

Em resposta aos usuários no Twitter, o banco explicou que “já foi feita a regularização” dos sistemas e que os usuários devem “conseguir acessar normalmente” os canais do banco. “Por favor, tente novamente e se apresentar problemas, estou por aqui e vamos verificar!”, afirmou o banco a um internauta.

Nesta terça, as plataformas do banco não exibem mais a mensagem de “retornamos em breve” e estão abrindo normalmente. Serviços como Pix e visualização de extrato funcionam normalmente.

O que aconteceu?

O problema que travou os sistemas do Santander ainda não foi oficialmente revelado. Em respostas às queixas dos clientes, o banco afirmou que ocorreu uma “intermitência nos canais”.

“Pedimos desculpas pelo ocorrido. Identificamos uma intermitência em nossos canais”, disse o banco em resposta a um cliente no Twitter.

Os clientes, irritados com as falhas, também passaram a cogitar nas redes sociais se o banco foi alvo de algum ataque hacker. Outra hipótese que passou a circular no setor é a de que o mainframe das contas correntes pode ter sido afetado, o que gerou a queda sistêmica das plataformas do banco.

mainframe é uma espécie de rede de “supercomputadores”, que são capazes de suportar milhares de aplicativos e dispositivos.

Nesta terça (26), O InfoMoney entrou em contato com o banco novamente. Por telefone, a assessoria do banco reafirmou que sofreu uma “intermitência nos canais” e que o ocorrido não tem relação com “eventos externos”, como um ataque hacker.

Clientes afetados

Os correntistas afetados com juros, por atrasos no pagamento de contas com vencimento neste 25 de julho, poderão acionar os canais oficiais do banco e solicitar ressarcimento pelo prejuízo causado.

“Qualquer cobrança que tenha ocorrido em virtude dessa indisponibilidade será ressarcida, mas, caso ainda tenha alguma dúvida, pode entrar em contato conosco pela Central de Atendimento, App Santander, Internet Banking ou diretamente na sua agência. Pedimos novamente as mais sinceras desculpas pelo transtorno e, por isso mesmo, agradecemos muito a sua confiança”, disse, por nota, o banco.

Os contatos da Central de Atendimento do Santander para pessoas físicas são: 4004 3535 (capitais e regiões metropolitanas), 0800 702 3535 (demais localidades), 0800 723 5007 (pessoas com deficiência auditiva ou de fala). O atendimento funciona entre segunda e sexta, das 6h às 22h; sábado, das 8h às 19h; e domingo, das 9h às 16h.

Para pessoas jurídicas, a indicação é entrar em contato pelos telefones: 4004 2125 (capitais e regiões metropolitanas) ou 0800 726 2125 (demais localidades). O atendimento funciona entre segunda e sexta-feira, das 8h às 20h; e sábado, das 8h às 18h.

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