ANS suspende 73 planos de saúde de 15 operadoras; afeta 3 milhões de pessoas

Além disso, 52 planos de saúde que estavam suspensos poderão voltar a ser comercializados, constatado a melhoria no atendimento

Felipe Moreno

Publicidade

SÃO PAULO – A ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar) decidiu suspender, a partir da próxima quinta-feira (20), a comercialização de 73 planos de saúde de 15 operadoras – utilizados por mais 3 milhões de brasileiros. A suspensão ocorre pelo não cumprimento de prazos de atendimento e outras queixas, como negativas indevidas de cobertura.

Além disso, 52 planos de saúde que estavam suspensos poderão voltar a ser comercializados, constatado a melhoria no atendimento. As operadoras dos planos suspensos terão que resolver os problemas para que possam receber novos beneficiários – pressionando-as para que elas melhorem seu atendimento.

“A suspensão da comercialização de planos de saúde é uma das medidas preventivas aplicadas pela ANS para induzir as operadoras a melhorar a qualidade do atendimento prestado aos beneficiários de planos de saúde”, explica o diretor-presidente da ANS, José Carlos de Souza Abrahão.

Exclusivo para novos clientes

CDB 230% do CDI

Destrave o seu acesso ao investimento que rende mais que o dobro da poupança e ganhe um presente exclusivo do InfoMoney

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

A ANS já suspendeu 1.154 planos de 155 operadoras já tiveram as vendas suspensas, sendo que 976 voltaram ao mercado após comprovar melhorias no atendimento. Destas 15 operadoras com planos suspensos desta vez, 11 já tinham planos em suspensão no período anterior, 2 peradoras não constavam na última lista de suspensões e 2 terão a comercialização de planos suspensa pela primeira vez.

A medida é preventiva e perdura até o próximo ciclo e pode acarretar em multas de R$ 80 mil a R$ 100 mil caso continue existindo negativas de atendimento. Você pode ver a lista completa da suspensão no site da ANS.