Contratar plano de saúde individual está cada difícil, alerta especialista

Especialista chama a atenção para o risco de aumento de mensalidades nos planos coletivos

Nara Faria

Publicidade

 SÃO PAULO – Nos últimos 14 anos, o número de contratações de planos coletivos aumentou de 69% para mais de 80% mercado. Já o percentual de planos individuais só cai. Em 2001, ele representava 30% das adesões e hoje representa 19%. Para o advogado especialista em direito do consumidor, Ricardo Vieira de Souza, a situação é grave, considerando a maior vulnerabilidade em relação aos aumentos de mensalidade nos planos coletivos.

A diferença entre esses dois tipos de planos é que no individual o beneficiário contrata com a operadora um plano para ele ou para sua família. Ele tem regras rígidas. O reajuste máximo do valor da mensalidade é definido todo ano pela ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar), e a operadora só pode cancelar o plano individual se você parar de pagar.

Já o plano coletivo pode ser de dois tipos: o empresarial, feito por empresas para seus funcionários, e o coletivo por adesão, feito por grupos formados em sindicatos ou associações, que têm regras menos rigorosas que a dos planos individuais.

Exclusivo para novos clientes

CDB 230% do CDI

Destrave o seu acesso ao investimento que rende mais que o dobro da poupança e ganhe um presente exclusivo do InfoMoney

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Para o especialista, o aumento da contratação dos planos coletivos atende ao interesse das operadoras, que lucram mais com a venda dessa modalidade de serviço. Pelo lado do beneficiário, contratar um plano coletivo pode propiciar uma redução do valor da mensalidade, mas também o torna mais suscetível ao aumento de mensalidades. 

Diferente do plano individual, em que o teto do reajuste é estabelecido pela  ANS,  no caso do plano coletivo  operadora pode decidir  anualmente qual será o aumento na mensalidade. E mesmo pagando em dia, o consumidor pode ter o plano cancelado.

O problema é reconhecido pela agência que regulamenta o setor. O especialista lembra que André Longo, diretor-presidente da ANS, afirmou a agência tem estudado o cenário e procurado buscar formas de incentivar uma maior oferta de planos individuais, mas esta é uma situação complexa, pois os planos coletivos acabam sendo mais atraentes para as operadoras.