ANS anuncia a suspensão da comercialização de 161 planos de saúde

Dessas operadoras, 132 novas empresas entraram na lista de suspensões e outras 29 estão suspensas desde o 8º ciclo de monitoramento

Nara Faria

Publicidade

SÃO PAULO – O Ministério da Saúde e a ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar) anunciaram , nesta quarta-feira (14), a suspensão da comercialização de 161 planos de saúde de 36 operadoras. Dessas operadoras, 132 novas empresas entraram na lista de suspensões e outras 29 estão suspensas desde o 8º ciclo de monitoramento. A proibição começa a valer nesta sexta-feira (16). Veja planos suspensos e reativados aqui

A proibição de venda de planos é resultado das reclamações de consumidores que tiveram os prazos para consultas, exames e cirurgias descumpridos ou, então, coberturas indevidamente negadas aos consumidores. “O que queremos é que esse monitoramento induza uma mudança de comportamento das operadoras” afirma André Longo, diretor-presidente da ANS.

As suspensões de planos são resultado das 13.079 reclamações recebidas no período de 19 de dezembro de 2013 a 18 de março de 2014 sobre 513 diferentes operadoras. Desse total, a ANS  afirma que obteve 86,3% de resolução na mediação de conflitos entre os consumidores e as operadoras sem a necessidade de abertura de processos administrativos.

Exclusivo para novos clientes

CDB 230% do CDI

Destrave o seu acesso ao investimento que rende mais que o dobro da poupança e ganhe um presente exclusivo do InfoMoney

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Entre as operadoras, 26 permaneceram proibidas de comercializar seus produtos e 10 novas empresas entram na lista. Oito delas têm planos suspensos pela primeira vez. As suspensões preventivas e reativações de planos são divulgadas a cada três meses.

Em contrapartida, as operadoras que apresentaram avanços no atendimento às reclamações dos consumidores podem voltar a comercializar seus planos. O ciclo tem 21 operadoras totalmente reativadas e 16 parcialmente. De acordo com a ANS, a medida deve beneficiar 1,7 milhão de consumidores com a reativação das operadoras.