Planos de saúde vão ampliar tratamento para pacientes com câncer, diz ANS

Tratamento oral para efeitos colaterais, que já era feito em hospitais e clínicas, poderá ser feito em casa

Nara Faria

Publicidade

SÃO PAULO – As operadoras de planos de saúde passarão a fornecer aos pacientes com câncer medicamentos para controle dos efeitos colaterais e outro sintomas relacionados ao tratamento quimioterápico oral ou venoso.

Segundo a ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar) a Resolução Normativa 349, que regulamenta a Lei 12.880/2013, obriga a distribuição de oito grupos de medicamentos de uso domiciliar para tratar os efeitos colaterais.

Em 2 de janeiro deste ano, o tratamento para o câncer com medicamentos via oral foi incluído no novo Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde da ANS. Agora, o tratamento oral para efeitos colaterais, que já era feito em hospitais e clínicas, poderá ser feito em casa.  

Exclusivo para novos clientes

CDB 230% do CDI

Destrave o seu acesso ao investimento que rende mais que o dobro da poupança e ganhe um presente exclusivo do InfoMoney

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

“A inclusão de medicamentos orais para o câncer, em vigor desde janeiro deste ano, e, agora, a inclusão também dos que tratam os efeitos colaterais possibilitam que o paciente faça seu tratamento todo em casa. A medida terá impacto direto na saúde e no bem-estar dele, além de reduzir o atendimento hospitalar”, ressalta o diretor-presidente da ANS, André Longo.

A medicação a ser fornecida visa o controle dos seguintes efeitos colaterais provocados pelos antineoplásicos em terapia para anemia com estimuladores da eritropoiese, terapia para profilaxia e tratamento de infecções, terapia para diarreia, terapia para dor neuropática, terapia para profilaxia e tratamento da neutropenia com fatores de crescimento de colônias de granulócitos, terapia para profilaxia e tratamento da náusea e vômito, terapia para profilaxia e tratamento do rash cutâneo e terapia para profilaxia e tratamento do tromboembolismo.