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Os planos de saúde com mais reclamações em maio; SulAmérica lidera

No caso dos planos de médio porte, a Unimed Salvador foi a que liderou a lista

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SÃO PAULO – A ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar) divulgou, na última quinta-feira (13), o ranking dos planos de saúde que receberam mais reclamações no mês de maio de 2013. A SulAmérica lidera pelo oitavo mês consecutivo.

No levantamento, realizado mensalmente, a ANS projeta um Índice de Reclamações avaliando o desempenho dos planos. No quinto mês do ano, os grupos de operadoras de grande porte ficaram com média de 0,95. A SulAmérica registrou desempenho de 6,78. Quanto menor o índice, significa que menos queixas foram registradas.

Veja os dez planos de saúde com maior número de queixas, segundo a ANS:

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Índice de Reclamações
Planos Índice
Fonte: ANS
SulAmérica Companhia de Seguros Saúde 6,78
Green Line Sistema de Saúde S.A 3,23
Amico Saúde 3,20
Assefaz (Fundação Assistencial dos Servidores do Ministério da Fazenda) 3,09
Unimed Paulistana Sociedade Cooperativa de Trabalho Médico 2,66
Camed Operadora de Plano de Saúde 2,38
Golden Cross Assistência Internacional de Saúde 2,29
Geap Fundação de Seguridade Social 2,16
Amil Assistência Médica Internacional 2,03
Fundação Saúde Itaú 1,93

Médio e pequeno portes
Considerando os planos de médio porte, a operadora Unimed Salvador Cooperativa de Trabalho Médico recebeu o maior número de reclamações e ficou com 18,70 no índice, acima da média de 0,93 do grupo. Quanto às de pequeno porte, a Unimed Guararapes Cooperativa de Trabalho Médico foi a pior avaliada, com média 55,94.

Procurada pelo Portal InfoMoney, a Golden Cross informou que atua de acordo com as normas determinadas pela ANS e preza pela excelência no atendimento aos associados. “Informa ainda que discorda parcialmente da metodologia utilizada para determinação do índice, na medida que o mesmo considera as reclamações que foram efetuadas diretamente na ANS sem antes ter passado pelos diversos canais de atendimento da operadora. Além disto, desconsidera as reclamações integralmente solucionadas no prazo estabelecido pela regulamentação”, explica em nota.

A Assefaz alega que o ranking é incorreto, pois a operadora é de porte médio. “Houve inconsistências, já sanadas e informadas à ANS, na parametrização do número de beneficiários da Fundação enviadas à ANS.  Com isso, em vez de 97.000 beneficiários, aparecemos com um total de 107.696 beneficiários”, explica. Se considerada uma operadora de médio porte, a Assefaz não se encontra no ranking dos 10 mais reclamados. 

A SulAmérica esclarece que a leitura correta dos dados deve levar em consideração o total de benefícios das quatros razões sociais das empresas de seguro saúde e odontologia que fazem parte do grupo e são classificadas como de grande porte. “Considerando o número de beneficiários (2.052.668) e o total de reclamações recebidas nos últimos 6 meses, o resultado do índice de reclamações é de 1,76, o que coloca a companhia na posição 14 do ranking geral da ANS”, explica. A seguradora reforça que possui uma estrutura específica para o atendimento de reclamações.

A Unimed Paulistana afirma ter realizado um amplo trabalho de reformulação de procedimentos visando prestar sempre atendimento de excelência para seus quase 1 milhão de beneficiários diretos. “Os resultados dessa reformulação já começam a ser sentidos com a significativa diminuição do número de reclamações junto à ANS”.

Até o momento da publicação desta matéria, as demais operadoras de planos de saúde não se pronunciaram sobre o ranking.