Em minhas-financas / planeje-suas-financas

5 sinais de que você está destruindo suas finanças

Deixar as suas finanças em segundo plano é a forma mais fácil de se perder no meio das 

Queimar dinheiro
(Shutterstock)

SÃO PAULO - Reservar parte do dia para anotar os gastos, olhar o rendimento dos investimentos e colocar em uma planilha tudo o que precisa ser planejado financeiramente pode ser complicado. Isso porque na correria do dia a dia, as suas finanças acabam sendo deixadas para trás, ficando em segundo plano. Mas é preciso torná-las uma prioridade.

Não acompanhar para onde o seu dinheiro está indo é uma das formas mais fáceis de perdê-lo. Pensando nisso, Maurie Backman, do The Motley Fool, elaborou uma lista com cinco sinais que podem estar destruindo as chances de você ter uma estabilidade financeira. Confira:

1. Você gasta todo o seu salário

Se você gasta o seu salário todos os meses está na hora de cortar pelo menos uma das grandes despesas para deixar uma quantia guardada para possíveis surpresas. Você pode fazer um trabalho freelancer para ganhar um dinheiro extra, mudar para uma casa menor, reduzir para um carro etc. Especialistas recomendam que você tenha um dinheiro de emergência que cubra pelo menos três meses de desemprego. 

2. Você não está guardando dinheiro para a aposentadoria

Se você ainda não começou a pensar na aposentadoria, está na hora de priorizar o seu futuro antes de que você perca o poder dos juros compostos. Idealmente, você deveria guardar no mínimo 15% da sua renda para quando se aposentar, mas se você não está acostumado a economizar nada, você não conseguirá ir de 0% a 15% da noite para o dia. 

3. Você está sempre acumulando dívida do seu cartão de crédito

As dívidas de cartão de crédito são o pior tipo de dívida que você pode ter e, quanto mais tempo você carregá-las, maior serão os juros que você terá que pagar. Se você se sente confortável com essa dívida, então está na hora de repensar o seu uso do plástico e talvez até mudar para o sistema de "só dinheiro" na carteira de forma a balancear suas contas. 

4. Você não faz ideia do seu extrato bancário

Um estudo recente mostrou que metade dos adultos dos EUA não checam seus extratos bancários há seis meses. Isso porém, é um erro, visto que um grande número de extratos contém erros que podem aumentar ainda mais a sua fatura no final do mês.

5. Você não tem um orçamento

Muitas pessoas não seguem um orçamento, mesmo sendo a forma mais fácil e efetiva de controlar as finanças. Sem um orçamento fica mais difícil de ver para onde o dinheiro está indo e mais, como será possível cortar alguns gastos. Ao listar suas despesas mensais e ver que extrapolam a sua renda, você saberá que algo precisa ser ajustado - o que não é possível perceber sem um orçamento. 

Quer organizar suas finanças e fazer o dinheiro render? Abra uma conta na XP

 

Contato