3 dicas para ter novos hábitos e alcançar a riqueza

"A mudanças de hábitos diários é crucial para você alcançar o seu primeiro milhão", afirma especialista que estudou milionários 

Giovanna Sutto

Publicidade

SÃO PAULO –  Você já deve ter ouvido falar de histórias de sucesso, daquelas em que pessoas que não tinham nada tornaram-se ricas. Segundo um estudo elaborado por Thomas Corley, que que analisa os diversos hábitos das pessoas ricas, chamado “Rich Habits”, 41% dos milionários “self-made”, aqueles que construíram sua própria fortuna, nasceram na pobreza. O estudo considerou como parte do “grupo pobre”, os “self-made” que tinham menos de US$ 35 mil de renda bruta anual e menos de US$ 5 mil em ativos líquidos e alcançaram o sucesso financeiro. 

A pergunta que fica então é: qual foi o principal fator que os ajudou a alcançarem o primeiro milhão? A resposta pode ajudar você a fazer o mesmo.

Segundo Corley, esse fator é mais simples do que se imagina. “A mudanças de hábitos diários é crucial para você alcançar o seu primeiro milhão”, explicou ao CNBC.  Esse processo pode ser difícil, especialmente se você não sabe como começar, mas com certeza eles têm importância para você alcançar o sucesso.  

Exclusivo para novos clientes

CDB 230% do CDI

Destrave o seu acesso ao investimento que rende mais que o dobro da poupança e ganhe um presente exclusivo do InfoMoney

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Corley separou 3 dicas para você consolidar mudanças hábitos para começar a mudar sua vida, de acordo com os milionários entrevistados contaram em seu estudo. Confira:

Comece com pequenas mudanças

É muito mais fácil mudar seus hábitos se começar de forma mais suave, sem radicalizar. Ou seja, tente mudar hábitos pequenos, aqueles que exigem pouco esforço. Essas pequenas mudanças incluem desde beber mais água durante o dia até passar a tomar café da manhã em casa para evitar gastar dinheiro.   

Continua depois da publicidade

Corley explica que, segundo os resultados de seu estudo, quanto menor e mais fácil for mudar o hábito, mais fácil será a mudança vai se consolidar. E de pouco em pouco você consegue mudar hábitos mais dificeis.

Na vida financeira não é diferente. Se você quer gastar menos com algumas despesas comece deixando de comprá-las em um mês e vê como será. Por exemplo, se você costuma fazer muitas compras por impulso, teste ficar um mês todo sem fazê-las. Ao cumprir o objetivo e ver o resultado no seu bolso, você terá ainda mais vontade de economizar em outras coisas. E assim por diante.  

Mude o ambiente ao seu redor

É muito mais fácil abandonar velhos hábitos e construir novos quando seu ambiente muda. Mudar de casa, mudar de emprego e conehcer pessoas novas podem ajudar você a consolidar novos hábitos, segundo Corley. “Não é necessário ser tão radical, embora muitos milionários tenham mudado completamente suas vidas para conseguir avançar em seus objetivos”, explica Corley.

Quando o seu ambiente muda, você é forçado a pensar em novas possibilidade durante o dia a dia. A ideia é fazer mudanças na sua rotina. Você pode conversar com a sua família e definir novas regras para a casa. Se você quer economizar defina um dia para que todos tenham que contribuir com algum valor para conseguir viajar, por exemplo. Eventualmente, seu cérebro irá forçá-lo a desenvolver hábitos em seu novo ambiente.

Tenha uma lista de tarefa

Um dos truques mais usados pelos milionários no estudo de Corley, é incorporar certos hábitos diários na sua lista de tarefas. “Isso cria responsabilidade: dois terços dos milionários que construiram suas próprias fortunas no meu estudo tinham uma lista de tarefas”, afirma o especialista.

A ideia ao colocá-los na sua lista e tarefas e ir se acostumando com cada um deles, até que chegue a um ponto que você não precise colocá-los na lista mais. Todos os dias você deve ser responsável pelos novos hábitos diários que está tentando formar. Ao conseguir incluir um novo hábito em sua rotina, você acrescenta um outro e assim por diante. É um processo que vai fiacndo mais fácil. Isso vale na vida financeira também, você pode economizar uma quantia por dia, deixar de gastar com certos produtos ou qualquer outra ação que vai ajudar você a ter um dinheiro extra no fim do mês.

Quer juntar dinheiro para alcançar seu primeiro milhão? Invista! Abra uma conta na XP. 

Giovanna Sutto

Repórter de Finanças do InfoMoney. Escreve matérias finanças pessoais, meios de pagamentos, carreira e economia. Formada pela Cásper Líbero com pós-graduação pelo Ibmec.