5 erros financeiros que todos já cometemos (e o que devemos aprender com eles)

Alguns podem chamar de erros financeiros, mas também são oportunidades de aprendizado para você preservar melhor seu dinheiro

Júlia Miozzo

Publicidade

SÃO PAULO – Admitir alguns erros financeiros pode ser difícil, especialmente quando eles trazem consequências embaraçosas e caras. É fato que tais erros são mais fáceis de serem cometidos quando se é jovem e não se tem tanta experiência. Mesmo quando ficamos mais velhos, é fácil tomarmos decisões que são prejudiciais para nossas finanças.

Embora pensem nestas experiências como erros financeiros, mas também são oportunidades de aprendizado. Muitos aprendem mais com experiências difíceis em primeira mão. Cada decisão que tomamos é uma oportunidade de criar um futuro melhor para nós e nossas famílias. 

Pensando nisto, o The Simple Dollar listou cinco erros comuns que a maioria das pessoas cometem – ao menos um você deve ter cometido na sua vida, não é verdade? Ler é uma oportunidade de ouro para não cometer os erros cometidos por outros. 

Exclusivo para novos clientes

CDB 230% do CDI

Destrave o seu acesso ao investimento que rende mais que o dobro da poupança e ganhe um presente exclusivo do InfoMoney

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Alguns exemplos que todos já cometemos com relação a dinheiro (e que podemos aprender com eles):

1. Comprar coisas sem ter como pagá-las

Por motivos variados, comprar é quase um passatempo. Por exemplo, você pode comprar algo apenas para projetar uma imagem de sucesso e riqueza para os outros ou para acompanhar o estilo de vida de alguém. Outros compram algo que não podem pagar porque, talvez, não sabem o quanto podem, ou simplesmente querem algo a todo o custo. 

Continua depois da publicidade

2. Voluntariamente contrair uma dívida consumidora

Pior do que comprar algo que não precisamos é usar crédito para financiar tais compras, e pagar pesados juros. A dívida é como uma maldição, liquidá-la é um fato e planejar sua vida em torno dela é prejudicial. Uma vida livre de dívidas pode ser difícil de se alcançar, mas não impossível – e vale a pena.

3. Não economizar o suficiente para a aposentadoria

Quando se consegue o primeiro emprego, aos vinte e poucos anos de idade, é fácil ver a aposentadoria como uma meta muito distante e afastada, para a qual você terá muito tempo para planejar. Mas na realidade, ela não acontece em uma data fixa – e muitas vezes pode acontecer antes de estarmos prontos para ela. Portanto, quanto mais cedo começarmos a economizar, melhor.

4. Não economizar para emergências 

Seu carro quebra, seu forno queima, ou seu cachorro precisa de cuidados emergenciais. Todas essas são emergências que podem e, eventualmente, irão acontecer. Infelizmente, são esses tipos de situação que levam pessoas à dívida ou as força a pegar dinheiro de economias de longo prazo. Alguns especialistas recomendam que você tenha de três a seis meses de gastos salvos para uma emergência. Se você não tem essa quantia separada, o ideal é você economizar até que a tenha.

5. Sucumbir ao estilo de vida inflacionado

Quanto mais dinheiro você ganha, seus gastos começam crescem no mesmo ritmo que sua folha de pagamento. O problema é que, embora esse esse estilo de vida não seja um problema em si, ele pode levar aos outros quatro erros financeiros listados acima. Simplesmente, se você gastar tanto quanto ganha, pode não ter o suficiente restante para outros gastos importantes e metas como emergências e aposentadoria. Viver com gastos abaixos do que se pode, não acima deles, deve ser o objetivo.