Divórcio: organize suas finanças para o recomeço

Após um divórcio, sua situação financeira provavelmente será muito diferente de antes

Equipe InfoMoney

Publicidade

SÃO PAULO – Fazer contas, analisar orçamento e patrimônio não são tarefas que a maioria das pessoas aprecia, porque exigem disciplina e atenção. Mas esse exercício é ainda mais delicado quando acontece no âmbito de uma separação conjugal.

Após um divórcio, sua situação financeira provavelmente será muito diferente de antes. Por isso, dê-se algum tempo para se acostumar à nova realidade. Um novo orçamento é o primeiro passo. Mas como começar essa reorganização?

Faça um novo planejamento financeiro
Esqueça o planejamento conjunto que você fez até agora. Crie um novo orçamento, anotando suas receitas – agora individuais – e despesas, para descobrir como estão as suas contas.

Exclusivo para novos clientes

CDB 230% do CDI

Destrave o seu acesso ao investimento que rende mais que o dobro da poupança e ganhe um presente exclusivo do InfoMoney

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Se os seus gastos forem maiores que seus ganhos – e só agora você percebeu isso – será hora de rever alguns padrões. Você pretende continuar frequentando a academia ou o clube como antes? Talvez valha a pena economizar um pouco com isso e optar por outras formas de se exercitar ou passear.

Continue avaliando os gastos até ter renda suficiente para cobrir suas despesas. Pode ser penoso no início, mas adaptar suas despesas à nova situação financeira é essencial para o ajuste de longo prazo. O próximo passo consiste em relacionar todas as receitas que possam resultar de seu processo de divórcio e investi-las.

Enfrente o inesperado
A chave para superar esses eventos inesperados da vida, pelo menos financeiramente, é prever tempos difíceis, reforçar sua situação financeira agora e dar a si mesmo um espaço para respirar.

Continua depois da publicidade

Construa um fundo de emergência para poder se sustentar nos tempos difíceis. Você precisará de dinheiro para despesas de sustento durante três meses, no mínimo. Caso o seu emprego não lhe proporcione a devida estabilidade, este prazo pode se estender bem mais.

Diante desta realidade, reserve mensalmente alguma quantia, por menor que seja. Opte por alternativas de investimento que garantam, ao mesmo tempo, a liquidez de suas reservas de emergência, assim como a possibilidade de resgate facilitado, caso seja necessário dispor da quantia. Vire o jogo!