Administre suas finanças: veja como organizar as contas na terceira idade

Organize suas finanças e aproveito ao máximo o que conquistou nos anos de trabalho

Equipe InfoMoney

Publicidade

SÃO PAULO – A imagem de avós dependentes de filhos e netos e sem ocupação, após anos e anos de trabalho e dedicação à família, mudou bastante. Hoje, muitas vezes são eles que, com apoio do que recebem da aposentadoria e do que acumularam ao longo da vida, acabam sustentando filhos e netos. Por isso, é importante cuidar da saúde financeira no período chamado de “melhor idade” e pensar um pouco mais em si mesmo. 

Lembre-se de que essa pode ser considerada a idade da liberdade e, para quem soube se preparar, a idade do poder: do poder de realizar seus sonhos. Nesta etapa da vida, você não tem a obrigação de acumular recursos para garantir a educação dos filhos, por exemplo. Cumpriu muito bem o seu papel. 

Por outro lado, você pode ter mais gastos com outro tipo de necessidade, como os medicamentos ou o plano de saúde, por exemplo. Sendo assim, depois de tanto trabalho, sua estratégia nas finanças deve ser revista. 

Exclusivo para novos clientes

CDB 230% do CDI

Destrave o seu acesso ao investimento que rende mais que o dobro da poupança e ganhe um presente exclusivo do InfoMoney

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

O futuro chegou
Se durante a vida produtiva de trabalho o objetivo era poupar e investir para o futuro, hoje a preocupação é outra. O futuro chegou e você merece aproveitá-lo ao máximo.

Assim, na hora de aplicar o dinheiro, a dica é escolher opções conservadoras, como poupança e fundos de renda fixa. A intenção, com isso, é evitar riscos e possibilitar acesso rápido ao dinheiro, caso necessário. Em relação à renda variável, especialistas em finanças afirmam que a alocação deve ser de 15%, tendendo a zero com o passar do tempo. 

Orçamento em dia
Veja abaixo mais dicas para manter a saúde financeira na terceira idade: 

Continua depois da publicidade