Quer começar 2014 no azul? Saiba fazer um bom planejamento financeiro

Para sair da inadimplência, o caminho é ter um planejamento financeiro bem definido para o próximo ano, apontou a Boa Vista Serviços

Luiza Belloni Veronesi

Publicidade

SÃO PAULO – Uma pesquisa recente da Boa Vista Serviços revelou que mais de 50% dos consumidores inadimplentes declararam estar “muito” endividados. Para sair da inadimplência, o caminho é ter um planejamento financeiro bem definido para o próximo ano. Pensando nisso, a entidade preparou algumas dicas para quem deseja começar 2014 no azul, confira:

1. Defina seus objetivos
Antes de fazer uma nova dívida, pense em quais são seus objetivos no longo prazo respondendo às perguntas: quanto tempo levarei para conseguir o que eu quero? O dinheiro que eu tenho me permite assumir uma nova dívida e ainda atingir este objetivo? Como posso me organizar para conseguir o que quero?

Na opinião do diretor de Inovação e Sustentabilidade da Boa Vista Serviços, Fernando Cosenza, colocar os objetivos em primeiro lugar é um fator determinante para torná-los realidade.

Exclusivo para novos clientes

CDB 230% do CDI

Destrave o seu acesso ao investimento que rende mais que o dobro da poupança e ganhe um presente exclusivo do InfoMoney

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

2. Estabeleça um plano
Para que seus sonhos sejam realizados, é necessário planejamento. Para isso, é preciso colocar os planos no papel e ter disciplina para cumpri-los. Estipule quais são suas prioridades, como você pretende alcançar os objetivos, avalie quanto dinheiro irá precisar e calcule a quantia que você terá que poupar todo mês.

3. Faça as contas
Depois de fazer o planejamento, coloque na ponta do lápis quais são seus ganhos e gastos mensais. Para isso, primeiramente, some todas as suas despesas, anote todos os gastos que você tem ao longo do mês, assim como suas despesas fixas, variáveis e imprevistas, como reformas, multas e medicamentos.

Após isso, some todos os ganhos e subtraia todas as despesas para ver o saldo. Segundo Cosenza, o ideal é que exista um equilíbrio entre os ganhos e os gastos.

Continua depois da publicidade

4. Siga o planejado
Tão importante quanto fazer um bom planejamento é seguir o que foi planejado. Então, pense em seus objetivos antes de fazer compras por impulso. Por fim, Cosenza recomenda o uso de planilhas para controlar a relação ganhos/despesas mensais, atualizando os valores diariamente. “Um planejamento como este ajuda você a usar melhor seu dinheiro.”