Anatel antecipa liberdade tarifária para DDI

As concessionárias poderão praticar tarifas mais flexíveis

Publicidade

SÃO PAULO – A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) antecipou a liberdade tarifária nas chamadas internacionais para o dia 1º de janeiro de 2014, conforme a publicação no Diário Oficial da União desta quarta-feira (25). A liberação era para ser implementada somente em 2016.

Antes da decisão, as concessionárias de telefonias, que são aquelas que compraram a Telebrás, caso da Embratel, tinham o preço das ligações internacionais controlado pelo Governo. Agora, elas poderão decidir quanto irão cobrar pelo DDI.

A agência acredita que o mercado de telefonia fixa de longa distância internacional está em um patamar competitivo o suficiente para iniciar a implantação de um regime de liberdade tarifária. Entre os benefícios esperados, está a possibilidade de a concessionária oferecer preços melhores nestas chamadas por meio da oferta de planos de serviços mais flexíveis, de acordo com a demanda de mercado.

Exclusivo para novos clientes

CDB 230% do CDI

Destrave o seu acesso ao investimento que rende mais que o dobro da poupança e ganhe um presente exclusivo do InfoMoney

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Vale lembrar que a proposta de liberdade nos preços do DDI não atinge as chamadas telefônicas locais e interurbanas, que permanecem no regime de controle tarifário atual.