Caixa, Vivo e Oi são as melhores empresas na avaliação dos consumidores

Em comparação com outros países, o Brasil foi o pior avaliado

Publicidade

SÃO PAULO – Uma pesquisa sobre a satisfação dos consumidores brasileiros, realizada pela USP (Universidade de São Paulo), mostra que as empresas melhores avaliadas pelos clientes são a Caixa Econômica Federal, Oi e Vivo.

Segundos dados do BCSI (Índice Brasileiro de Satisfação do Cliente), no segmento dos bancos, a Caixa obteve 72 pontos; já a Vivo recebeu 69 pontos como melhor avaliação de telefonia móvel e; Oi teve 57 pontos como operadora de telefonia fixa.

O levantamento levou em conta as informações relatadas por 2.963 entrevistas sobre satisfação do cliente, expectativas do cliente, qualidade percebida, valor percebido, reclamações e lealdade dos clientes. Quanto a essas variáveis, os bancos foram os que apresentaram a maior qualidade percebida (75%), já o setor de telefonia móvel se destacou no valor percebido (61%). Por outro lado, as empresas de telefonia fixa registraram o maior índice de reclamações de clientes (59%).

Exclusivo para novos clientes

CDB 230% do CDI

Destrave o seu acesso ao investimento que rende mais que o dobro da poupança e ganhe um presente exclusivo do InfoMoney

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Internacional
Em comparação com outros países, o Brasil foi mal avaliado no item satisfação dos clientes, ficando em último lugar em todos os segmentos. No caso dos bancos, o País recebeu 68 pontos, ficando atrás da Turquia (70 pontos) e Portugal (71 pontos), na liderança está a Indonésia (79 pontos).

No setor de Telefonia Móvel, a nota brasileira foi de 65 pontos, enquanto Portugal, que é o primeiro colocado recebeu 75 pontos. Já em Telefonia Fixa, os Estados Unidos, como melhor avaliado, ficou com 74 pontos, contra 59 pontos do Brasil.