Carlos Slim pode perder o posto de mais rico do mundo, diz Bloomberg

Slim teria perdido um décimo de seu patrimônio líquido, por conta do controle mais rígido imposto por legisladores e reguladores mexicanos sobre a América Móvil

Publicidade

SÃO PAULO – O mexicano Carlos Slim pode perder o posto de homem mais rico do mundo. Isso porque, segundo informações divulgadas nesta segunda-feira (4) pela Bloomberg, governos de países da América Latina estariam se movimentando contra o domínio de Slim no setor de telecomunicações.

De acordo com a Bloomberg, no mês passado, Slim teria perdido um décimo de seu patrimônio líquido, por conta do controle mais rígido imposto por legisladores e reguladores mexicanos sobre a América Móvil.

Na opinião do presidente executivo da Templeton-Grupo de Mercados Emergentes, que administra fundos que contam com a empresa do mexicano, Mark Mobius, a medida fez com que a América Móvil perdesse dinheiro.

Exclusivo para novos clientes

CDB 230% do CDI

Destrave o seu acesso ao investimento que rende mais que o dobro da poupança e ganhe um presente exclusivo do InfoMoney

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

“O desafio da América Móvil começa no México por causa da crescente resistência ao seu domínio. Dessa forma, os concorrentes passam a se tornar mais viáveis, com a América Móvil não tendo o mesmo lucro que já teve no passado”, disse Mobius.

Concorrência
Segundo publicado pelo The Wall Street Journal, a América Móvil, de Slim, controla 75% da telefonia fixa e 70% da telefonia móvel e banda larga do México. A concorrência limitada resultaria em preços mais altos e piores serviços, custando à economia mexicana a perda de 1,8% de crescimento do PIB (Produto Interno Bruto) por ano, conforme números da OCDE.

Dessa forma, partidos políticos do México estariam se unindo para enfrentar os três mais poderosos empresários do país, entre eles Slim, e negociar um amplo conjunto de reformas constitucionais para ampliar a concorrência do setor. “Se Slim pode competir na Europa, por que não fazer com que ele também concorra aqui no México”, teria dito ao jornal o parlamentar do PAN (Partido de Ação Nacional), Ruben Camarillo.