CNI: otimismo quanto ao endividamento cai em maio

O índice que mede o endividamento caiu 1,31% ante abril; já no confronto anual, houve alta de 0,19%, ficando em 105,1 pontos

Fabiana Pimentel

Publicidade

SÃO PAULO – O otimismo do brasileiro em relação ao endividamento futuro caiu em maio, na comparação com o mês anterior, de acordo com o Inec (Índice Nacional de Expectativa do Consumidor), divulgado nesta quinta-feira (31) pela CNI (Confederação Nacional da Indústria).

O índice que mede o endividamento ficou em 105,1 pontos no quinto mês de 2012. Em relação a abril, houve queda de 1,31%. Sobre maio de 2011, o índice mostrou alta de 0,19%, já que, na época, estava em 104,9 pontos. No índice, uma pontuação acima de 100 significa otimismo e, abaixo dessa marca, pessimismo.

Perspectivas
Questionados sobre qual a expectativa para os próximos meses em relação ao próprio endividamento, 48% dos consumidores afirmaram que terão o mesmo número de dívidas dos últimos três meses, de acordo com a tabela abaixo:

Exclusivo para novos clientes

CDB 230% do CDI

Destrave o seu acesso ao investimento que rende mais que o dobro da poupança e ganhe um presente exclusivo do InfoMoney

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Expectativas do endividamento
para os próximos três meses 
Item    Respostas   
Muito mais endividado 3%
Mais endividado 21%
Mesmo número de dívidas de três meses atrás 48%
Menos endividado 26%
Muito menos endividado 2%

Perfil
Na análise por renda, 35% dos consumidores que recebem até 1 salário mínimo declararam que estarão mais ou muito mais endividados nos próximos três meses. Na outra ponta, 11% dos entrevistados com renda superior a 10 salários mínimos deram a mesma resposta.

Dos indivíduos que ganham mais de 5 até 10 salários, 19% afirmam que estarão mais ou muito mais endividados, ao passo que 20% daqueles que ganham mais de 2 até 5 salários responderam o mesmo. Entre os que ganham mais de 1 até 2 salários, a porcentagem de quem está em tal situação é de 26%.

Quando se comparam homens e mulheres, 23% deles e 25% delas dizem que ficarão mais ou muito mais endividados. Quanto à declaração de que estarão menos ou muito menos endividados, 29% dos homens e 27% das mulheres tiveram a mesma opinião.

Continua depois da publicidade

Por faixa etária, consumidores com idade entre 25 e 29 anos apresentam o maior índice entre aqueles que acreditam que estarão mais ou muito mais endividados, com 28%. Em seguida aparecem os com 50 anos, entre 30 e 39 anos, e entre 40 e 49 anos, com 24% cada. Já os mais jovens com idade entre 16 e 24 anos, apresentaram o menor índice dos que acreditam que estarão mais ou muito mais endividados, 20%.

O Inec é elaborado a partir de pesquisa de opinião pública de abrangência nacional, conduzida pelo Ibope com 2.002 pessoas. A pesquisa tem periodicidade mensal.