Pix Automático promete derrubar custos financeiros para empresas

Potencial de redução de custos deve impulsionar a adoção do Pix Automático pelas empresas; Gabriel Galípolo destaca possibilidade de cobranças recorrentes na modalidade

Maria Luiza Dourado

Dinheiro (Foto: Unsplash)
Dinheiro (Foto: Unsplash)

Publicidade

Para as empresas, o Pix Automático permitirá uma redução sensível nos custos financeiros relacionados ao recebimento de pagamentos, sejam as firmas pequenas, médias ou pequenas.

“As grandes empresas vão poder colocar cobranças recorrentes através do Pix, com custo muito menor”, disse Gabriel Galípolo, presidente do Banco Central, na abertura da terceira edição do evento Conexão Pix, promovido pelo BC.

Isso porque, até o momento, para oferecer a opção de débito automático, as empresas precisam ter conta em cada banco, por meio de um acordo bilateral. Já com o Pix Automático, será possível operar todas as transações por meio de uma única instituição, da preferência da companhia, e uma única conta.

Garanta até 55% de desconto no seu ingresso na Expert 2025

“A redução de custo para as empresas é um fator determinante desse produto. Uma grande seguradora mencionou que tem 200 contas correntes e trafega mais de 300 arquivos por mês. Imagina ter uma conta e trafegar um arquivo. O pilar de redução de custo da empresa, sem necessidade de fazer acordos bilaterais, vai impulsionar muito esse produto e no curto prazo”, destacou Ailton Aparecido da Silva, head de produtos de pagamentos para pessoas jurídicas do Santander, durante o evento Conexão Pix, do BC.

“Empresas de vários setores trazem para nós que esse produto tem potencial de digitalizar ainda mais seus clientes e reduzir a inadimplência, porque haverá previsibilidiade de pagamentos. E o crédito que irão receber é no D+0, ou seja, no mesmo dia do pagamento, impactando positivamente a liquidez delas”, complementa.

Maria Luiza Dourado

Repórter de Finanças do InfoMoney. É formada pela Cásper Líbero e possui especialização em Economia pela Fipe - Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas.