Petrobras suspende inscrições de concurso público até domingo para ampliar locais de prova

Empresa subiu para 40 o número de cidades que sediarão a seleção de 916 vagas

Anna França

Publicidade

O recém-lançado concurso público da Petrobras, com 916 vagas previstas para nível técnico, foi suspenso temporariamente para modificação no sistema de inscrições. A companhia decidiu ampliar de 19 para 40 o número de cidades onde as provas objetivas serão aplicadas, incluindo as capitais de todos os 27 estados do país.

Com isso, a plataforma em que as inscrições do concurso são realizadas precisará ficar fora do ar para o ajuste e a inclusão das novas cidades entre as opções no momento da candidatura. As adequações no sistema devem seguir desta quarta-feira (3) até o próximo domingo (7). As inscrições voltam a ser habilitadas normalmente a partir da próxima segunda-feira (8), de acordo com informações da estatal.

Além dos novos inscritos, os candidatos que já se cadastraram para o concurso também poderão alterar o local de prova até o término das inscrições, em 31 de janeiro. O município selecionado para realizar a prova não está vinculado ao município da vaga à qual o candidato concorre.

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Segundo Jean Paul Prates, presidente da Petrobras, o objetivo da ampliação dos locais de prova é a democratização do acesso ao concurso de abrangência nacional, aumentando a possibilidade de que candidatos de diferentes regiões do Brasil possam se inscrever.

“Estamos atendendo uma demanda que chegou até nós pelos próprios candidatos, e consideramos um pedido legítimo. A Petrobras é uma empresa de todo o Brasil, então nada mais justo do que as provas serem realizadas em todas as capitais, de norte a sul. Com isso, ampliamos as chances dos brasileiros de diferentes regiões poderem disputar uma vaga e tornar realidade o sonho de ser um empregado da Petrobras”, disse Prates em nota.

O edital, os requisitos de formação para cada área, a quantidade de vagas por cidade podem ser consultados no edital do processo seletivo. Clique aqui.

Continua depois da publicidade

Diversidade e inclusão

Este é o primeiro concurso da companhia com reserva de 20% de vagas para pessoas com deficiência, bem acima do percentual mínimo exigido por lei, que é de 5%. Nos últimos concursos, a Petrobras já vinha aplicando percentuais de reserva de vagas para pessoas PCD acima do mínimo exigido pela legislação. Além das vagas para PCD, o processo seletivo também reservará 20% das vagas para negros, conforme estabelece a legislação.

As vagas são para profissionais de nível técnico nas áreas de:

A remuneração mínima inicial é de R$ 5.878,82.

A instituição organizadora do novo processo seletivo público será o Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção de Promoção de Eventos (Cebraspe). O processo terá validade de 18 meses, podendo ser prorrogado por igual período uma vez, a critério da Petrobras.

Confira lista atualizada dos locais de prova:

Rio Branco/AC
Maceió/AL
Manaus/AM
Macapá/AP
Salvador/BA
Fortaleza/CE
Brasília/DF
Vitória/ES
Goiânia/GO
São Luís/MA
Belo Horizonte/MG
Betim/MG
Campo Grande/MS
Cuiabá/MT
Belém/PA
João Pessoa/PB
Ipojuca/PE
Recife/PE
Teresina/PI
Curitiba/PR
Araucária/PR
Duque de Caxias/RJ
Itaboraí/RJ
Macaé/RJ
Rio de Janeiro/RJ
Natal/RN
Porto Velho/RO
Boa Vista/RR
Porto Alegre/RS
Canoas/RS
Florianópolis/SC
Aracaju/SE
Campinas/SP
Cubatão/SP
Mauá/SP
Paulínia/SP
Santos/SP
São José dos Campos/SP
São Paulo/SP
Palmas/TO

Anna França

Jornalista especializada em economia e finanças. Foi editora de Negócios e Legislação no DCI, subeditora de indústria na Gazeta Mercantil e repórter de finanças e agronegócios na revista Dinheiro.