Pessoas selecionadas começam a trocar RG pelo RIC a partir desta segunda

Habitantes de Brasília, Rio de Janeiro e Salvador serão os primeiros a receber as cartas informando sobre a troca

Publicidade

SÃO PAULO – A troca do RG pelo RIC (Registro de Identidade Civil) começa nesta segunda-feira (17).

Os habitantes de Brasília, Rio de Janeiro e Salvador serão os primeiros a receber as cartas informando sobre a troca. As cidades de Hidrolândia (GO), Ilha de Itamaracá (PE), Nísia Floresta (RN) e Rio Sono (TO) também fazem parte do projeto piloto e o início das convocações, nestes locais, será ainda neste semestre.

A escolha dos cidadãos foi aleatória. Segundo a Agência Brasil, os cartões das pessoas selecionadas já estão prontos, já que foram feitos com base nos cadastros repassados pelos estados.

Planejamento financeiro

Baixe gratuitamente!

Estima-se que, neste ano, dois milhões de brasileiros substituam os documentos pelo RIC. A troca será feita gradualmente e deve ser concluída em dez anos.

RIC
A nova identidade é um cartão magnético com impressão digital e chip eletrônico. Ela incluirá nome, sexo, data de nascimento, foto, filiação, naturalidade, assinatura, impressão digital do indicador direito, órgão emissor, local e data de expedição e validade. Além disso, o cartão poderá ser usado em abertura de contas, operações bancárias e concessão de créditos.

Com o RIC, cada cidadão passará a ser identificado por um único número, vinculado diretamente às impressões digitais e registrado em um chip presente no cartão. A vinculação do número do RIC às impressões digitais também impede que uma pessoa se passe por outra, para solicitar crédito ou cometer abusos.