Pessoas com mais de 60 anos já representam 10,6% da população de São Paulo

De acordo com a Fundação Seade, em 1980, o percentual de idosos era de apenas 6,5% do total de pessoas

Publicidade

SÃO PAULO – De acordo com o “Perfil do Paulistano em 2007”, divulgado nesta terça-feira pela Fundação Seade, os idosos já respondem por 10,6% da população da capital paulista. Em 1980, este percentual era de apenas 6,5%.

Por outro lado, a proporção de pessoas com menos de 15 anos caiu de 30% para 24,2% no período analisado. Com isso, a relação de pessoas com mais de 60 anos para cada dez jovens menores de 15 anos passou de 2 para 4 entre 1980 e 2007.

Mulheres são a maioria entre os idosos

Ainda segundo o levantamento, a população de mulheres com mais de 60 anos é cerca de 48% maior que a de homens, o que decorre principalmente de sua maior sobrevivência.

E mesmo considerando todas as pessoas de São Paulo, independentemente da idade, o contingente de mulheres é 9% superior ao da população masculina.

Mais de 10 milhões de habitantes

Considerada uma das maiores regiões metropolitanas do mundo, a capital de São Paulo já conta com 10,812 milhões de pessoas residentes. E até 2010, a taxa de crescimento da população deverá ficar em 0,5% ao ano.

Avaliando o total de domicílios ocupados na cidade, constata-se uma alta de 63,3% entre 1980 (2,062 milhões) e 2007 (3,368 milhões). Entretanto, o número de moradores por casa caiu no período, de 4,1 para 3,2 pessoas.

Continua depois da publicidade

491 nascimentos por dia

Cerca de 491 crianças nasceram por dia no ano passado em São Paulo. Na comparação com o ano de 1982 (702 nascimentos diários), houve uma queda de 30%. Com isso, o número médio de filhos por mulher também caiu, de 3,2 para menos de 2.

Além disso, o percentual de mães com menos de 18 anos dobrou nos últimos 27 anos, passando de 3,3% em 1980 para 6,2% este ano. Por outro lado, o total de mães com mais de 35 anos também aumentou no período, de 9,2% para 13,8%.

De acordo com a Fundação Seade, a idade média atual da mãe paulistana é uma das mais altas do Estado, atingindo 26,7 anos. Um dos motivos para este quadro é o alto nível educacional de boa parte desta população, já que 20% tinham mais de 12 anos de estudo.

Continua depois da publicidade

149 casamentos diários

No ano passado, foram contabilizados 149 casamentos legais por dia, sendo que 67,5% deles eram de homens se unindo a mulheres mais jovens. A média de idade deles ao se casar era de 31,2 anos, contra 28,4 anos delas.

Já as uniões entre mulheres mais velhas e homens mais jovens somaram 24,2% do total, sendo que a média das idades era de 34,5 anos para elas e 27,9 anos para os representantes do sexo masculino.