Pesquisa revela que serviços bancários agradam menos às mulheres

Para pesquisador, elas são menos satisfeitas porque instituições não dão atenção às diferenças de gêneros

Publicidade

SÃO PAULO – Homens e mulheres pensam de forma diferente quando o assunto diz respeito aos serviços bancários, sendo que elas, em geral, são menos satisfeitas que eles. A conclusão é do pesquisador e administrador Raul Damásio Perillo, que, em agosto de 2007, defendeu tese de doutorado no programa de pós-graduação em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações na UNB (Universidade de Brasília), a partir de análise de um banco de dados de uma grande instituição financeira nacional.

Segundo o pesquisador, para a análise foram considerados 10 itens e as mulheres estão menos satisfeitas do que os homens em quatro deles. Nos outros seis, a satisfação entre os sexos é parecida.

Os aspectos que mais desagradam às clientes são: gerência, produtos, informações e os patrocínios concedidos pelos bancos.

Planejamento financeiro

Baixe gratuitamente!

Motivos

De acordo com Perillo, esses resultados não significam que as mulheres sejam mais exigentes, e sim que os bancos elaboram seus produtos e serviços sem dar muita atenção às diferenças de gêneros.

“A origem das diferenças está nas distinções entre os gêneros, mas a menor satisfação das mulheres decorre da maneira como os bancos apresentam seus serviços”, diz.

Para ele, o fato da maioria dos gerentes ainda serem homens, por exemplo, pode dificultar que eles se coloquem no lugar de uma cliente, o que cria maior dificuldade em agradá-la. Já no que diz respeito aos patrocínios, Perillo acredita que as mulheres são mais sensíveis às questões sociais, e não aos esportes como os homens, o que demandaria mais dos bancos.

Continua depois da publicidade

Quando o assunto é informação, o administrador entende que as mulheres gostariam de receber mais atenção na explicação de conteúdos técnicos e ter maior garantia da segurança de serviços, especialmente para aqueles oferecidos via internet e terminais eletrônicos.