Conteúdo editorial apoiado por

Pegou empréstimo? Saiba como declarar no imposto de renda

Dinheiro emprestado de família e amigos também deve ser declarado

Weruska Goeking

Publicidade

 SÃO PAULO – Quem precisa declarar imposto de renda neste ano – ou seja, quem recebeu rendimentos tributáveis superior a R$ 28.559,70 – e pegou empréstimo superior a R$ 5 mil em 2016 deve especificar a transação na declaração enviada à Receita Federal.

 A equipe do Creditas, empresa especializada em empréstimo com garantias, explica que o valor tomado no ano passado deve ser informado na ficha de “dívidas e ônus reais”, incluindo o CPF ou o CNPJ do credor e a natureza da dívida.

 Caso tenha solicitado mais de um empréstimo no ano passado, é preciso criar um item individual para cada um dos credores, de acordo com especificações pré-definidas, como estabelecimento bancário comercial, sociedades de crédito, financiamento e investimento, etc. Empréstimos tomados de pessoas físicas também devem constar na declaração.

Continua depois da publicidade

 Em caso de solicitação de antecipação total ou parcial das parcelas do empréstimo, também será necessário fazer o apontamento dessa antecipação na declaração. Isso evita que haja irregularidades referentes a esse valor no próximo ano, orienta a Creditas.