Pagamentos à vista e com cartão de crédito lideram vendas do Pão de Açúcar

Orçamento apertado dos brasileiros e elevado custo do crediário são responsáveis por esse cenário

SÃO PAULO – Com a elevada da taxa de juros básica da economia, que se encontra atualmente em 26,5% ao ano, e a queda do poder aquisitivo das famílias brasileiras, a maior parte das compras realizadas no grupo varejista Pão de Açúcar nos últimos meses tem sido efetuada com pagamento à vista.

Concentração nas operações à vista e com cartão

Cerca de 55,2% das compras do primeiro trimestre desse ano foram feitas à vista, contra 53,5% do mesmo período do ano passado. Isso mostra uma maior preocupação dos consumidores no sentido de evitarem adquirir novas dívidas, principalmente em função da entrada de um novo governo, o que acabou gerando certa turbulência no cenário econômico.

Enquanto isso, as vendas realizadas com cartão de crédito cresceram apenas um ponto percentual nesse primeiro trimestre para 32,1%, frente aos 31,1% apurados no mesmo período do ano anterior. Seguindo a mesma tendência, as compras realizadas através de tíquetes de alimentação permaneceram praticamente estáveis, passando de 6,8% para 6,5%.

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Em contrapartida, as compras a prazo caíram de 8,6% para 6,2%, refletindo o temor dos consumidores em adquirirem novas dívidas, principalmente, em decorrência da elevada taxa de juro e dos custos com financiamento. As compras pré-datadas recuaram de 5,2% para 4,2% nesse primeiro trimestre, enquanto as operações com crediário passaram de 3,4% para 2,0%.

O aumento das tarifas bancárias por parte das instituições financeiras no sentido de reduzir a emissão de cheques, estimulando a utilização de serviços eletrônicos, também refletiu na participação das compras com cheques pré-datados sobre volume total.