Operadoras de celular terão que comunicar consumidores sobre suspensão de serviço

Projeto de lei em análise obriga operadoras a avisarem com antecedência ao cliente sobre a suspenção do serviço

Publicidade

SÃO PAULO – Está sendo analisado na Comissão de Defesa do Consumidor, Meio Ambiente e Minorias o Projeto de Lei do deputado Ronaldo Vasconcellos (PTB-MG), que trata da regulamentação da suspensão dos serviços de telefonia móvel para os consumidores inadimplentes.

Segundo Vasconcellos, um dos principais pontos do projeto diz respeito à obrigatoriedade das prestadoras de serviço em informar os assinantes sobre o débito pelo próprio telefone e comunicar sobre a suspensão dos serviços por falta de pagamento.

Providências a serem tomadas pelas prestadoras

Por esse projeto, as operadoras de telefonia celular terão que tomar algumas providências quando os assinantes não estiverem em dia com o pagamento das suas contas de celular pós-pago. Essas medidas são:

Consumidor será beneficiado

O consumidor será beneficiado, caso o projeto de lei seja aprovado, pois passará a receber o aviso de não pagamento da conta em seu próprio aparelho celular e terá um prazo de 15 dias para regularizar sua situação antes da suspensão parcial e mais 15 antes do cancelamento total da prestação de serviços.

Vale destacar que após ser analisado pela Comissão de Defesa do Consumidor, onde tem como relator o deputado Celso Russomano (PP-SP), o projeto seguirá para a CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) e só então passará para o Senado, caso tenha sido aprovado, onde tramitará em caráter conclusivo. A informação é da Agência Câmara.