Tecnologia

Open Finance: XP Inc. premia com R$ 25 mil equipes com soluções inovadoras de negócio em hackathon

Vencedores criaram aplicativo capaz de diminuir as barreiras para novos investidores e um dashboard, que liga assessores de investimentos a clientes

Por  Equipe InfoMoney -

A XP Inc. premiou, com R$ 25 mil, os vencedores do Hacka XP Open Finance, uma maratona online de programação e desenvolvimento de soluções de negócios focada no conceito de finanças abertas.

Este foi o primeiro hackathon aberto ao público da XP Inc.

Dentre os participantes, dois cases foram premiados em primeiro lugar: o aplicativo Monly, que busca diminuir as barreiras para quem quer começar a investir; e um dashboard, o XP Conecta, que estreita o relacionamento entre assessores de investimentos e clientes.

O evento aconteceu entre os dias 18 e 20 de fevereiro e contou com a mentoria de mais de 30 especialistas da empresa ligados a produtos, investimentos e tecnologia.

Open Finance

O Open Finance é a evolução da integração entre Open Banking, na Fase 4 no Brasil; Open Insurance, ainda mais incipiente e na fase 1 no país; e o Open Investments, também em fase embrionária por aqui.

Na prática, o ecossistema Open Finance vai permitir a conexão de sistemas e informações entre usuários e empresas prestadoras de serviços.

É a primeira vez que a XP propõe um desafio de soluções de processos para inovações com as chamadas APIs abertas — conjunto de rotinas e padrões de programação para acesso a um aplicativo de software ou plataforma baseado na Web.

As APIs são as “pontes” que fazem as conexões para o ecossistema funcionar.

“Queremos estar à frente das melhores iniciativas e oportunidades que o open finance traz para todo setor financeiro. O Hacka nos permite identificar como a tecnologia pode potencializar a criação de soluções inovadoras para evoluir a experiência de todos os nossos clientes”, reforça Leonardo Medeiros, head de Open Finance da XP Inc.

Para os participantes, o desafio trouxe oportunidade de participar de uma maratona de programação com acessos as APIs abertas, desenvolvidas especificamente para o Hacka.

Além da premiação, a XP Inc. está avaliando as soluções para um programa de mentoria com profissionais da XP, incluindo aporte de investimento, convites para ativações do ecossistema XP ao longo do ano em sessões de experimentação, co-criação de novos produtos e desenvolvimento de tecnologia.

A empresa também oferece a possibilidade de contratação de participantes para o time de Tecnologia. A área tem crescido exponencialmente nos últimos dois anos e,  apenas em 2021, foram mais de mil contratações. Para este ano, a previsão é admitir mais de 800 novos talentos.

Cadastre-se na IMpulso e receba semanalmente um resumo das notícias que mexem com o seu bolso — de um jeito fácil de entender:
Concordo que os dados pessoais fornecidos acima serão utilizados para envio de conteúdo informativo, analítico e publicitário sobre produtos, serviços e assuntos gerais, nos termos da Lei Geral de Proteção de Dados.
check_circle_outline Sua inscrição foi feita com sucesso.
error_outline Erro inesperado, tente novamente em instantes.
Compartilhe